Reduzir custos e aprimorar serviços ao cliente são premissas para adoção de tecnologias colaborativas

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9:30 am - 24 de fevereiro de 2016
Reduzir custos e aprimorar serviços ao cliente são premissas para adoção de tecnologias colaborativas
Empresas instaladas no Brasil buscam dois objetivos claros ao adotar tecnologias colaborativas, como videoconferência e sistemas de mensageria: redução de custos e aprimoramento de serviços aos clientes. A constatação é de pesquisa realizada pela Ovum, a pedido da Dimension Data, em 15 países, incluindo o Brasil, com 580 líderes de TI e 320 profissionais das áreas de negócios de dez indústrias.
Segundo o levantamento, empresas brasileiras estão em linha com a tendência global de definir a colaboração como estratégia, com 40% das empresas apontando que têm um posicionamento definido com relação ao tema. Contudo, os objetivos são distintos. Para companhias de fora do Brasil, ferramentas de colaboração ajudam a aumentar as vendas e a produtividade.
Sobre os principais resultados em todo o mundo, Brian Riggs, analista principal de Serviços Corporativos da Ovum, destacou entre os benefícios que 87% dos respondentes apontaram que colaboração aprimorou o trabalho e 88% contaram que acelerou as tomadas de decisão. Já entre os executivos das áreas de negócios, 81% disseram que colaboração aprimorou o serviço ao cliente e 35% indicaram que ajudou em capacidades sociais.
O estudo também avaliou pontos negativos de soluções de colaboração. “Quase 40% dos respondentes indicaram que colaboração falhou na missão de ajudar a aprimorar a vantagem competitiva e um terço apontou que apesar da oferta de ferramentas de conferência on-line, poucos funcionários a usam”, ressalta Riggs.
Quando perguntados como a TI mede o sucesso de iniciativas de colaboração, 24% disseram que era partir do sucesso da implementação e outros 16% relataram que a partir da redução de custos. “Esse resultado é um problema, pois mostra que a TI olha somente o lado técnico, esquecendo do uso e do engajamento”, analisa, completa que de acordo com os resultados, TI também subestima o poder e o alcance de ferramentas como videoconferência, videoconferência e sistemas de mensageria.
Prova disso é que entre os profissionais da TI, 39% têm a percepção de que os colaboradores usam ferramentas de audioconferência – contra 62% dos profissionais das áreas de negócios. O resultado foi bastante parecido para o uso de conferência via web.  
Como conclusão, o levantamento indicou que uma estratégia clara para colaboração é essencial para o sucesso da iniciativa. Além disso, apontou que, de fato, produtividade é importante, mas o resultado financeiro também. “Outro item observado foi que cloud é o futuro da colaboração e que as linhas de negócios estão assumindo as rédeas da estratégia”, destacou.

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