Redução do time to market impulsiona adoção de metodologia Agile

A everis, a pedido da consultoria IDC, realizou o estudo everis Ágil: Um estudo das práticas ágeis na América Latina, 2017” para mapear o uso da metodologia Ágil nas empresas. Como resultados, o estudo descobriu que a redução do time to Market (tempo de mercado) é um fator para impulsionar as empresas da região na adoção de metodologia Agile para proceder em à transformação digital e aumentarem sua competitividade.

“Este é o momento para isso”, ressalta Nelson Wilson Garcinuño, diretor da unidade de negócios ITS&S da everisAméricas. “A adoção da metodologia Agile é imprescindível para as organizações que querem competir na economia digital; e, saindo à frente, terão o diferencial competitivo, uma vez que o modelo ágil possibilita entregas mais rápidas e com mais qualidade, melhoria da produtividade das equipes, redução significativa de riscos de projetos em relação ao valor real e mais satisfação aos clientes”, reforça o diretor da everis.

As entrevistas para o estudo foram realizadas com 43 líderes CIO/CISO de organizações privadas e instituições governamentais dos países Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru que representam alto impacto econômico no mercado (faturamento de 118 bilhões de dólares).

O panorama de adoção de metodologias ágeis em companhias latino-americanas trazido pelo estudo aponta fatores como a redução do tempo para o mercado (72%), a transformação digital (49%) e o aumento da produtividade (42%) como determinantes para a decisão das empresas em adotar essas metodologias em seus projetos de TI. Entretanto, essa prática ainda está em um ciclo inicial na região.

De acordo com o estudo, a transformação digital, em especial, tem sido o foco das empresas, em que 98% dos entrevistados afirmaram possuir iniciativas específicas, enquanto as novas tecnologias como Internet das Coisas, robótica e inteligência artificial ou cognitiva estão sendo exploradas. Os entrevistados (67%) disseram ainda que já são “players” digitais com estratégias de curto prazo para melhorar a experiência do cliente e entregar produtos digitais.

Ainda assim, apenas 31% dos respondentes informaram que desenvolvem esses projetos através de metodologias ágeis. Essa tendência pode se referir a uma resistência à mudança dentro da organização, bem como a uma lacuna de conhecimento em novas tecnologias e ferramentas. Embora essa tendência seja modificada, 67% dos CIOs entrevistados têm prioridade para melhorar as habilidades digitais.

Entre os entrevistados que já adotam ou pretendem adotar metodologias ágeis na gestão de seus projetos, a maioria reconhece a melhoria identifica as seguintes melhorias ligadas diretamente ao valor das práticas ágeis:

1. Redução do “time to Market” (81%)
2. Maior produtividade (77%)
3. Melhorar a Experiência do Consumidor (74%)

Além disso, 49% dos atuais usuários de metodologias ágeis consideram que os custos podem ser reduzidos em até 45%.

Por que adotar metodologia Agile?

Para implementar a inovação, os entrevistados deste estudo responderam os principais motivos para adotarem metodologia Agile:

. Redução do “time to market” 72%
. Programas de Transformação Digital 49%
. Impulsionar Produtividade 42%
. Melhorar a Qualidade 40%
. Adaptação a mudanças 33%
. Reduzir custos do projeto 28%
. Melhorar a gestão de riscos/ROI 16%
. Outros 7%
. Confidencial 2%

Recent Posts

Roubo de identidade é problema para 55% dos CISOs

Um estudo feito pela Netwrix e publicado pela Aiqon descobriu que os roubos de identidade…

7 horas ago

Cisco e Senac ampliam parceria para levar cursos de tecnologia e conectividade para comunidades do Amazonas

O Senac, em parceria com a Cisco, lança hoje (29) a 1ª Academia Fluvial do Cisco…

8 horas ago

Multicloud híbrida deve crescer 12 vezes em até três anos no Brasil

Os líderes brasileiros têm a expectativa de aumentar em 12 vezes a adoção de multicloud…

9 horas ago

Anthropic contrata Jan Leike, ex-OpenAI, para liderar nova equipe de superalinhamento

Após sua saída da OpenAI em meados de maio, Jan Leike, pesquisador de Inteligência Artificial,…

10 horas ago

PayPal anuncia nova divisão de publicidade baseada em dados de usuários

O PayPal está entrando no mercado de publicidade com uma nova divisão, utilizando dados de…

11 horas ago

Crescimento é prioridade de CEOs para 2024, superando tecnologia

Mais de seis em cada dez (62%) dos CEOs tem o crescimento de suas organizações…

11 horas ago