Redes sociais geram mais da metade da receita do varejo

Segundo pesquisa da IDC, mais de 80% do varejo recorre à plataformas digitais para vendas

Author Photo
10:17 am - 23 de março de 2022
Imagem: Shutterstock

Mais de 80% do varejo utiliza redes sociais, como Facebook e Instagram, para suas vendas, segundo pesquisa da IDC realizada a pedido da Infobip. Não por acaso, mais da metade da receita atual dos varejistas vem de plataformas digitais.

As restrições causadas pela pandemia obrigaram os varejistas a explorarem outros canais de venda, além de novas funcionalidades de marketplace e diferentes meios de pagamento, como o WhatsApp Pay, ressalta o estudo.

Leia mais: Brasileiros são menos fiéis às marcas no ambiente online

Além disso, mais de 86% dos varejistas usam as informações que são geradas pelos clientes em ambientes virtuais para criar comunicações personalizadas ou estratégias para programas de fidelidade.

“Sem dúvida, os varejistas devem construir alianças e buscar plataformas integradas para criar uma estratégia omnicanal que integre espaços físicos e virtuais (e-commerce, redes sociais, chamadas ou aplicativos). Além disso, é preciso ter em mente as práticas de segurança e de privacidade para gerar confiança digital e oferecer uma melhor experiência para o cliente”, afirma Yuri Fiaschi, VP Global de vendas da Infobip.

A pesquisa também mostra que as empresas estão se preparando para oferecer produtos e serviços digitais ao consumidor final. Desse mercado, 33% buscam ofertar esse tipo de serviço porque seus clientes exigem e 23% porque buscam ser disruptivos e inovadores.

Entretanto, há desafios. Entre eles a integração entre as plataformas de comunicação. Segundo o estudo, 70% das informações que são geradas pelos clientes são processadas por soluções proprietárias de gestão de relacionamento com o cliente e apenas 25% dos varejistas possuem serviço de atendimento ao cliente terceirizado que fornece relatórios de acompanhamento.

Os varejistas também apontam o suporte e o atendimento ao cliente de forma virtual como outro desafio, assim como criar uma boa experiência de compra em canais online.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.