Rede wi-fi conectada apresenta perigos. Veja 5 recomendações para se proteger

Dados sigilosos podem estar trafegando livremente e colocam a empresas como alvos favoritos de crimes digitais

Author Photo
11:09 am - 25 de maio de 2018

Hotéis, restaurantes, espaços de entretenimento e hospitais já se tornaram lugares cativos para acesso a redes públicas de wi-fi. Mas enquanto isso, dados sigilosos podem estar trafegando livremente e colocam a empresas como alvos favoritos de crimes digitais.

Não bastasse isso, o acesso irrestrito pode comprometer a velocidade das operações da empresa na internet. Para evitar esses problemas, o diretor da área de cybersecurity da BDO, Toni Hebert, elencou algumas dicas essenciais. “As empresas de pequeno e médio porte, em particular, estão ainda mais sujeitas a problemas pelo baixo nível de maturidade dos controles internos de TI”, destaca.

Confira as recomendações:

• É fundamental que o wi-fi livre esteja totalmente segregado de sua rede corporativa, evitando assim a captura de informações privilegiadas
• Desenvolva uma política informativa das responsabilidades, com aceite inicial antes da liberação da internet, para ampliar a proteção em relação ao uso e acessos “duvidosos”, e registro os logs de páginas acessadas (trilhas de auditoria).
• Identifique seus clientes/visitantes. Hoje já existem ferramentas que somente liberam a conexão após um rápido cadastro. Para empresas que contam com mídias sociais, há ainda a possibilidade de acesso em troca de uma publicação (check-in) na página do Facebook, o que ajuda a identificar não só o usuário, como também sua rede de relacionamento
• Limite o tamanho da banda e o tempo de acesso. Distribua a conexão de forma otimizada. Serviços como “navegação”, “e-mails” e “mensagens instantâneas” devem ter preferência de tráfego sobre outros serviços.
• Um dos benefícios em relação ao cadastro prévio é estabelecer o contato futuro da organização e seus clientes, por meio do recurso de e-mail marketing e publicidade virtual, possibilitando ainda promover campanhas promocionais.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.