Rede Pague Menos aposta em BI e aumenta independência das áreas de negócio

Author Photo
5:44 pm - 12 de maio de 2014
Rede Pague Menos aposta em BI e aumenta independência das áreas de negócio
O crescimento das operações, somado à iminência de abertura de capital fez a rede de farmácias Pague Menos reconhecer a necessidades de mudanças operacionais – principalmente em tirar melhor proveito de dados para melhores respostas ao negócio. A empresa já utilizava um BI, mas o software era ultrapassado por ser engessado e, assim, as áreas de negócio dependiam muito da TI para montar dashboards e extrair insights.

A escolha das soluções de análise de dados da Tableau Software, o Tableau Desktop e a Tableu Server, se deu em primeiro lugar pelo custo x benefício. Além disso, os próprios usuários treinados mostraram muita aptidão com a ferramenta por causa da usabilidade, classificada como intuitiva. O primeiro benefício, contudo, foi a agilidade.

“Na nossa solução de BI tradicional, dependíamos de prazo extrair dados e montar dashboads, ainda muito ligados a data mart. O que acontecia era que sempre que uma área precisava de algo, tinha que recorrer à TI”, explica o responsável pela TI e Logística da Pague Menos, Pedro Praxedes. 

Ele menciona que no período entre 2010 e 2012 foram criadas áreas de relações com investidores e planejamento, que por definição demandam mais informações ágeis, portanto, os softwares escolhidos foram pensados nessa necessidade e rapidamente adotados após a implementação, no início de 2013. De acordo com informações já divulgadas pela imprensa, a Pague Menos pretende abrir de de 25% a 33% do capital da rede varejista de farmácia na BM&FBovespa e levantar R$ 1 bilhão. 

Foram adquiridas 10 licenças de desenvolvedor e uma versão core, com acesso ilimitado. Segundo Praxedes, as áreas de operações, comercial e auditoria sênior possuem usuários intensos da ferramenta. “O maior ganho é qualitativo, a nossa flexibilidade e agilidade em obter relatórios e informação. Mas uma boa medida é um de nossos gerentes de auditoria, que tinha consultas em Acess que demoravam de 1h30 a 2 horas para processar… E com o Tableau caiu para menos de 5 minutos”, exemplifica.

Independência das áreas de negócio

Como o Tableau consegue relacionar dados estruturados do data mart e também outros documentos como texto plano, dados do ERP, conectando-se a diversas formas de dados, a dependência das áreas de negócio em relação ao departamento de TI diminui drasticamente. “A implementação ocorreu com o apoio forte da TI, lógico, mas as áreas podem criar agora por conta própria. Não chega a ser um Big Data, mas é uma ferramenta de análise de dados complexa”, explica o executivo.

No futuro, a ideia é que o Tableau seja o repositório de indicadores de outras bases de dados, como SAP, Mastersaf (área fiscal), IBM/Jazz (desenvolvimento) e IBM/SCCD (central de atendimento), sistemas corporativos utilizados hoje pela Pague Menos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.