Red Hat anuncia aquisição da Codenvy e amplia foco em nuvem híbrida

Author Photo
11:07 am - 02 de junho de 2017

A fornecedora de soluções de software open source Red Hat anunciou a assinatura de contrato definitivo para aquisição da Codenvy, fornecedora de ferramentas de desenvolvimento nativas de cloud que possibilitam que os desenvolvedores criem, com mais facilidade, aplicativos modernos e baseados em container.

Com a inclusão do portfólio da Codenvy, a companhia segue com seus esforços para oferecer soluções que possibilitem a criação de aplicativos para ambientes de nuvem híbrida. A Red Hat planeja que a empresa adquirida seja parte integral do OpenShift.io, recém-anunciado ambiente de desenvolvimento para a construção de serviços de cloud híbrida no OpenShift.

Fundada em 2013, a Codenvy é a primeira companhia com oferta baseada em Eclipse Che, reconhecido ambiente de desenvolvimento integrado (IDE, Integrated Development Environment) de cloud open source e servidor que provê espaço de trabalho para o desenvolvedor. A empresa combina tempo de execução, projetos e IDE em uma ferramenta nativa de cloud que permite que diversos profissionais colaborem no mesmo ambiente.

As duas companhias já vinham trabalhando juntas para ajudar os desenvolvedores a acelerar o desenvolvimento de aplicativos nativos de cloud. No ano passado, ambas as empresas e a Microsoft anunciaram um esforço colaborativo para oferecer uma maneira comum de integrar linguagens de programação a editores de código e IDEs. O objetivo do protocolo era aumentar a flexibilidade e a produtividade do profissional ao proporcionar uma rica experiência de edição dentro de uma variedade de ferramentas para diferentes linguagens de programação.

Em 2016, a Red Hat também se uniu à comunidade Eclipse Che, acrescentando colaboradores e committers focados em melhorar os tempos de execução do espaço de trabalho, oferecendo suporte para orquestração e composição de formatos e, ainda, aprimorando o ciclo de vida de edição, construção e teste das imagens de containers de dentro do IDE. Além disso, a Codenvy já está integrada ao Red Hat OpenShift – premiada plataforma de aplicativos de container – para simplificar o desenvolvimento, a correção de bugs e a implantação de aplicativos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.