Recursos digitais impactam diretamente na eficiência operacional das empresas de manufatura

Mudanças irão impactar esse mercado já afetam colaboradores, parceiros, clientes e outras áreas que fazem parte do ecossistema

Author Photo
8:25 am - 12 de novembro de 2018

Quando analisamos um cenário da transformação digital nas fábricas e o impulso proporcionado pela tecnologia nas operações, não é necessário ir muito longe para entendermos que as mudanças que irão impactar esse mercado já afetam colaboradores, parceiros, clientes e outras áreas que fazem parte do ecossistema.

De acordo com um estudo da Fujitsu, realizado com mais de 1,5 mil tomadores de decisão de empresas de grande e médio porte em 16 países, as organizações na área de finanças, manufatura e saúde apontam a necessidade de aumentar a eficiência operacional como um dos principais impulsionadores da transformação digital.

Podemos dizer que grande parte dessa necessidade de aumento na eficiência operacional está diretamente ligada ao cliente final, que passa a demandar respostas cada vez mais rápidas e personalizadas para suas necessidades. O mesmo estudo revelou que 40% das fábricas já concentram seus esforços da transformação digital na maior parte dos seus negócios e 21% dos projetos nas empresas de manufatura já apresentam resultados positivos.

A tecnologia é uma das maiores aliadas para incentivar a inovação e permitir que os negócios possam ir além do convencional no mercado mundial. As soluções chegam para reforçar o conceito de “fábricas inteligentes”, transformando o modelo de operação de maneira colaborativa e, muitas vezes, de forma disruptiva para manter a competitividade e aumentar a produção.

Além da eficiência, empresas apoiadas em recursos digitais se destacam por apresentarem maior flexibilidade. Uma fábrica inteligente é caracterizada por se apoiar em tecnologias digitais, como IoT, inteligência artificial e big data analytics (análise inteligente de dados). Com relação aos recursos utilizados, podemos mencionar robôs colaborativos, trabalhadores que usam componentes de realidade aumentada e máquinas que enviam alertas quando precisam de manutenção.

Ainda que recursos e tecnologias inovadoras permitam solucionar grandes obstáculos na indústria, muitas empresas ainda encontram dificuldades durante o processo de transformação em fábricas digitais, como por exemplo na implementação das soluções e na análise dos dados.

A utilização correta das soluções permite que elas se tornem realmente efetivas, beneficiando assim projetos de co-criação, parcerias e a criação e desenvolvimento de novos cargos. Entretanto, isto somente será possível se for conhecida de forma detalhada a maneira como a empresa realiza seus negócios. No processo de transformação digital dentro das fábricas, algumas etapas devem ser consideradas:

1. Identifique e transmita o objetivo do negócio

Refletir sobre a realidade em que a organização atua e como dados e informações podem ser aproveitados de forma otimizada e segura são iniciativas fundamentais. Nessa etapa deve ser definido o escopo para investimento em projetos inovadores e o tempo que será dedicado em cada um.

2. Apoie-se em recursos

 Após definido o escopo para os projetos digitais, avalie quais as soluções disponíveis no mercado que possam automatizar e facilitar o dia-a-dia das fábricas inteligentes. Ex. utilização de um sistema de ERP e soluções de IoT no fluxo de trabalho convencional permitem visualizar todo processo de fabricação. Assim, as tomadas de decisão acontecem de forma mais inteligente.

3.  Invista em capacitação

Analise o conhecimento dos profissionais que irão atuar e estar em contato com essas ferramentas. Além de compartilhar as melhores práticas, estes profissionais devem ter o respaldo de ferramentas de gestão, com dados, diagramas e números que trarão maior segurança na tomada de decisão.

4. Mensure resultados

O acompanhamento dos resultados é fundamental para entender e avaliar quais soluções alcançaram o objetivo esperado e quais podem ser otimizadas. A periodicidade dessa avaliação pode ser estabelecida por projetos, mas é importante que sejam feitos com frequência devido à rapidez da evolução do mercado.

*Nilton Cruz é diretor de transformação digital da Fujitsu no Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.