Recruteme adota solução para reduzir custos e aumentar produtividade

Author Photo
6:17 pm - 07 de março de 2016
Recruteme adota solução para reduzir custos e aumentar produtividade
A busca por redução de custos e aumento na produtividade levou a Recruteme, empresa que atua no Recrutamento e Seleção de profissionais, a contratar o Compleo ATS (Applicant Tracking System), um serviço de recrutamento e seleção que traz as últimas tendências do mercado para ajudar empresas a contratar os melhores talentos de forma mais fácil e ágil.
Segundo Ícaro Domingos, co-fundador da empresa, a ideia era achar uma ferramenta que contemplasse todo o processo de recrutamento, de ponta a ponta, proporcionando aos clientes uma visão mais ampla e detalhada do trabalho da empresa. “O Compleo nos permite oferecer aos clientes a transparência necessária para que eles possam acompanhar todas as etapas do Recrutamento, de forma clara e simples”, conta.
Domingos conta que, antes da adoção da nova solução, os clientes sabiam que estavam entrevistando para uma determinada vaga, mas não tinham mais detalhes. “Hoje, eles podem rastrear todo o processo”, afirma Domingos. Por meio do Portal do Cliente, os usuários podem cadastrar solicitações de vagas diretamente, incluindo as especificações de cada uma delas conforme desejar.
Além de oferecer essa facilidade, a Recruteme, a partir do Compleo, ampliou a produtividade de sua equipe e passou, também, a reduzir custos. “Antes todo o processo de cadastro das vagas era feito de forma manual pelos nossos profissionais em formato excel, o que demorava cerca de sete a oito horas para ser finalizado, além de trazer riscos de erros de digitação”, conta Domingos, completando que, atualmente, o mesmo processo é feito em no máximo uma hora. “[Nesse tempo] tudo é finalizado, pois o próprio cliente preenche as especificações necessárias para a vaga diretamente no Portal. Ou seja, otimizo papel, mão de obra e tempo”, observa.
O Compleo ATS permite criar um workflow de todos os passos que os clientes da Recruteme querem que sejam aplicados durante a entrevista. “Depois que o cliente preenche no Portal as especificações das vagas, criamos um fluxo de trabalho que pode englobar gravação de vídeo entrevistas, provas, testes, aplicação de perguntas específicas, etc, isso tudo de uma maneira totalmente personalizada de acordo com as necessidades de cada cliente”, diz Domingos.
De acordo com o executivo, ao organizar e automatizar essas informações é possível gerar um banco de dados completo que pode servir para preencher vagas futuras que apresentem características similares.
A possibilidade de realizar entrevistas via vídeo é outra vantagem apontada por Domingos. “O vídeo trouxe muito mais praticidade ao recrutamento. Com ele, é possível perceber logo de cara se um candidato tem uma boa oratória, se está vestido adequadamente, ou se tem boa postura, por exemplo. Se isso fosse feito de maneira presencial demoraria pelo menos uma hora para finalizar essa etapa, gastando o tempo do recrutadores e do candidato também.”
Implantado há cerca de três meses, o Compleo ATS já auxiliou a Recruteme a preencher 120 vagas e captar mais de 1,8 mil novos currículos. “Suas funcionalidades trouxeram mais dinamismo, rapidez e precisão para nossa atuação e isso possibilitou um ganho de 40% a mais no volume de contratações que registramos mensalmente”, afirma o diretor da companhia, completando que, hoje, 90% dos clientes já utilizam a solução.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.