All Rights ReservedView Non-AMP Version
IT Forum
  • Homepage
  • Notícias
Categories: Notícias

Reclamações na Anatel aumentam mais de 40% em 2015

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou o total de 4,09 milhões de reclamações de usuários em 2015, um aumento de 43,5% com relação ao ano anterior.
As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Parte do motivo para o resultado se deve à ampliação dos canais de atendimento e consequente facilidade que o consumidor encontrou para registrar reclamações, de acordo com avaliação da Superintendência de Relações com os Consumidores da Agência. Além disso, o crescimento no número pode ser atribuído ao aumento real da demanda por reclamações.
Para se ter uma ideia, 1,4 milhão desse total foi realizado por meio de canais da agência disponíveis na internet – volume esse que representa um aumento de mais de 90% em relação a 2014, quando o número de registros foi de 737,6 mil.
“O consumidor procurou mais a Anatel em 2015. E verificamos que a falta de transparência nas ofertas das prestadoras está por trás de grande parte das reclamações, especialmente no celular pós-pago”, afirmou Elisa Leonel, superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel. “Em muitos casos, o consumidor não consegue entender as características do serviço que está comprando e as complexas regras de cobrança e fidelização, por exemplo”, completa.

Reclamações
De acordo com levantamento da Agência, o setor de telecomunicações encerrou o ano com mais de 360 milhões de acessos em serviço. Em média, foram registradas na Anatel 0,93 reclamações por mês para cada 1 mil acessos em serviço durante o ano de 2015. Em 2014, a medida – conhecida como Índice de Reclamações – teve o valor médio de 0,65.
O serviço que mais contribuiu para o aumento durante o ano passado foi o celular pós-pago, com cerca de 1,2 milhão de reclamações – 415 mil a mais que no exercício anterior. Em termos proporcionais, o maior crescimento de reclamações foi o relativo à TV por assinatura, cujo volume aumentou em 83%.
De acordo com Elisa, nos serviços de telefonia e banda larga fixa “destacam-se as reclamações sobre o mau funcionamento do serviço e, especialmente, sobre os casos em que consumidores não conseguem que a prestadora resolva seus problemas técnicos”.
Next Verint anuncia aquisição da Contact Solutions »
Previous « 5 razões pelas quais internet das coisas é diferente da TI convencional
Share
Published by
Redação
Tags: Anateltelefonia
10 anos ago

    Related Post

  • HPE une rede e segurança e mira fim da gestão fragmentada
  • Consumidores ainda resistem a delegar pagamentos a agentes de IA, indica Forrester
  • Anthropic alerta governo Trump sobre riscos cibernéticos expostos por modelos avançados de IA

Recent Posts

  • Notícias

Empresas não sabem como comprar IA, e esse é o maior obstáculo da adoção, diz executivo da HPE

A maioria das empresas que hoje investe em inteligência artificial não sabe exatamente quem deve…

12 horas ago
  • Notícias

Datamint capta R$ 25 milhões em rodada seed liderada pela Headline

A Datamint, startup brasileira de inteligência artificial (IA) voltada à gestão de ativos em operações…

13 horas ago
  • Notícias

Consumidores ainda resistem a delegar pagamentos a agentes de IA, indica Forrester

Os consumidores ainda não estão preparados para permitir que agentes de inteligência artificial (IA) realizem…

13 horas ago
  • Notícias

Anthropic alerta governo Trump sobre riscos cibernéticos expostos por modelos avançados de IA

A Anthropic intensificou seus alertas ao governo dos Estados Unidos sobre os riscos cibernéticos associados…

14 horas ago
  • Notícias

HPE une rede e segurança e mira fim da gestão fragmentada

Por anos, equipes de TI operaram segurança e rede como disciplinas separadas, com ferramentas distintas,…

14 horas ago
  • Notícias

Gwynne Shotwell afasta pressão por IPO e diz que SpaceX mantém foco no longo prazo

A presidente e COO da SpaceX, Gwynne Shotwell, afirmou que a abertura de capital da…

15 horas ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L