Receita da Paraíba reduz em um terço o tempo de processos com tecnologia Indra

A Receita da Paraíba finalizou a implementação do e-Fisco PB, conjunto de sistemas on-line de atendimento, comunicação e gerenciamento de processos de contribuintes do estado do Paraíba. Com a nova solução, provida pela Indra, contribuintes e cidadãos paraibanos podem fazer solicitação automatizada, de forma remota ou em repartições fiscais (Recebedoria de Renda e Coletorias) nas cinco regionais do Estado, por via digital, eliminando completamente processos burocráticos e analógicos envolvendo papel, tinta e transporte dos requerimentos de todo o estado.

O sistema digital da Receita Estadual, batizado de e-Fisco PB, vai gerar mais agilidade na tramitação dos processos, enquanto promove a redução de custos de impressão, material humano e preserva o meio ambiente, uma vez que reduz drasticamente a utilização de recursos e transporte. O projeto é componente da gama de soluções que a Indra oferece ao Estado, sob a égide de um contrato de R$ 3,9 milhões.

Entre os serviços inicialmente disponíveis aos contribuintes por meio do sistema estão os requerimentos de isenção de ICMS para as pessoas com deficiência e autistas, além do serviço de solicitação de Regime Especial para empresas.

A escolha do grupo inicial de cidadãos a utilizarem a tecnologia se deu em função de muitas vezes estas pessoas apresentarem mobilidade reduzida e que poderiam instantaneamente fazerem uso dos benefícios do sistema online a partir de suas casas ou locais de trabalho. A medida que mais servidores forem capacitados nas repartições fiscais dentro do e-Fisco PB, novos serviços serão disponibilizados, em ondas, no formato digital.

O sistema também revolucionará o canal de comunicação oficial da Receita Estadual que ganhará muito mais agilidade, como no caso das notificações de julgamento aos contribuintes, que hoje já são realizadas por meio do Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), também parte integrante do e-Fisco PB.

O sistema Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) foi desenvolvido para ser o principal canal de comunicação entre o Fisco e o contribuinte de ICMS. Ele irá cientificar eletronicamente os contribuintes e seus procuradores dos atos administrativos oficiais, incluindo notificações, intimações e avisos de todas as naturezas. Os contribuintes podem cadastrar até três e-mails para receber as mensagens de alerta na caixa do seu DT-e, incluindo a possibilidade de autorizar via uma procuração eletrônica, até três pessoas para terem acesso ao seu conteúdo.

Recent Posts

Amazon nomeia Matt Garman como novo CEO da AWS

A Amazon anunciou nesta terça-feira (14) a mudança na liderança de sua divisão de computação…

3 horas ago

Astra: novo projeto do Google quer ser “futuro dos assistentes de IA”

Não é nenhuma surpresa que novidades em inteligência artificial (IA) foram o principal tema do…

5 horas ago

Incidentes de segurança na nuvem aumentaram 154% em um ano

Houve um aumento crítico no número de empresas que relataram ter sofrido incidentes paralisantes de…

6 horas ago

Qual é o salário de um diretor de tecnologia? Pesquisa aponta regularidade

Após um período de intensas contratações, onde o foco predominante era nos conhecimentos técnicos, as…

7 horas ago

Falta alinhamento entre CISOs e conselhos quando o assunto é segurança

Um estudo divulgado recentemente pela Dynatrace indica que há um descompasso entre executivos C-Level e…

7 horas ago

Frank Abagnale: ‘A tecnologia gera crime. Sempre gerou. Sempre gerará’

Talvez o nome Frank Abagnale não te diga muita coisa. Mas é quase impossível que…

7 horas ago