Realidade vitual está pronta para o horário nobre

Author Photo
11:33 am - 23 de julho de 2015
Realidade vitual está pronta para o horário nobre
Enganou-se quem pensa que realidade virtual é uma tecnologia nova. Ela foi um boom interessante no início da década de 1990, estimulada pelo livro Virtual Reality de Howard Rheingold, lançado em 1991. Em 1995, Angelina Jolie estrelou o filme Hackers, que introduziu ao público a tecnologia de forma mais ampla.

Mas a promessa inicial de realidade virtual desmoronou devido aos gráficos de baixo desempenho, tempos de atraso na atenção, requisitos de hardware pouco compreendidos e falta de um ecossistema de aplicativos. Isso tudo até o Facebook comprar o Kickstarter, startup do Oculus, por US$ 2 bilhões em março de 2014.

Para JP Gownder, vice-presidente de infraestrutura e operações da Forrester, realidade virtual está finalmente pronta para o horário nobre, um quarto de século depois de sua explosão inicial. 

Segundo ele, o Oculus Rift tem gerado interesse significativo entre os consumidores finais (como jogadores) e no mundo corporativo. Empresas como a Lexus e a Marriott realizaram ensaios com o Oculus permitindo que clientes experimentem seus produtos.

O HTC Vive (com seu software Valve), rival do Oculus, já recebeu elogios do mercado. O HoloLens da Microsoft também está chegando para impulsionar os ganhos de produtividade na força de trabalho com imagens 3D e holográficas. 

Em breve, realidade virtual será uma ferramenta poderosa na formação, por exemplo. Outros segmentos devem tirar proveito da tecnologia que pode possibilitar diversos benefícios. 

E sua empresa, já usa a tecnologia? Compartilhe com a gente nos comentários.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.