Realidade aumentada inova atuação da Playkids

Tecnologia permite transportar crianças para cenários de diferentes histórias entre real e imaginário

Author Photo
10:05 am - 14 de fevereiro de 2018

Quem nunca se imaginou personagem de histórias fascinantes quando criança? O que antes habitava apenas o imaginário infantil, agora é quase verdade por meio da realidade aumentada (RA), que possibilita misturar os mundos virtual e real. É o que a Playkids proporciona com o Playkids Explorer, o clube de assinaturas de atividades educativas, que usa RA como diferencial.

Breno Masi, diretor de Produto e Tecnologia da Playkids, está confiante na aceitação do Playkids Explorer, lançado em julho do ano passado, e que trouxe um novo conceito à atuação da empresa – uma plataforma de conteúdos e atividades educativos para as crianças aprenderem brincando.

“Somente em janeiro deste ano, entregamos mais de 10 mil kits de assinaturas do Playkids Explorer para crianças de todo o Brasil”, diz Masi. Segundo ele, a expectativa é que com a volta às aulas, o resultado seja ainda maior porque as crianças são as principais promotoras do produto.

A grande atração mora nos recursos de realidade aumentada. Isso porque a integração de informações virtuais e visualizações do mundo real, proporcionada pela tecnologia, permite interação e processamento em tempo real. Dessa forma, a criança entra no mundo virtual e interage com objetos e personagens que dão asas à sua imaginação, provocando sensações reais e ingressando em um universo mágico.

“O Playkids Explorer, entre inúmeras atividades, oferece também a câmera mágica, que insere as crianças na realidade aumentada e oferece a possibilidade de aplicar a tecnologia na sua educação. Assim, elas conseguem transitar pelos universos on e offline e aprender com esses dois mundos”, destaca o executivo.
Esses resultados são fruto de muita pesquisa para a construção do Playkids Explorer. “Realizamos pesquisas com mais de dez famílias, distribuídas por mais de 25 sessões com cada uma delas, totalizando mais de 250 entrevistas individuais”, ressalta.

De acordo com o Masi, um dos fundadores da Playkids, com o levantamento, foi possível identificar expectativas, curiosidades e comportamentos para a criação de um produto em linha com o universo infantil. “Fizemos avaliações até mesmo para detectar informações importantes sobre melhores detalhes anatômicos para as crianças.”
Outra vantagem, ele revela, é que pode contar com um laboratório dentro da própria casa, considerando ser pai de três meninas, justo nas faixas etárias trabalhadas nos kits personalizados oferecidos: de zero a três anos, de três a cinco e acima de cinco. “É uma fonte valiosa para ajustes e evoluções”, diz.

Tecnologia

Os recursos de realidade aumentada do Playkids Explorer foram desenvolvidos pela equipe da Playkids em parceria com a Apple e o Google. “Temos a tecnologia no nosso DNA e então nossos seis engenheiros mergulharam no projeto e criamos em 45 dias uma solução que roda em qualquer device, sem necessidade do uso dos tradicionais óculos para desfrutar da RA”, avisa.

Segundo ele, era fundamental não limitar a configuração de smartphones ou tablets dos usuários em um patamar sofisticado. “Afinal, as crianças acabam herdando os equipamentos dos pais e não costumam ter um aparelho de última geração, mais caros. Tudo foi pensado para elas.”

“A RA agora transporta as crianças para cenários incríveis, como no deserto no Egito, povoado de camelos. Tudo isso, tornando o aprendizado, a cultura, uma verdadeira aventura. É muito mais efetiva a educação de maneira lúdica”, destaca Masi, que antecipa estar em negociações com escolas para a adoção da solução da Playkids em salas de aula.

O Playkids Explorer

Esse clube de assinatura de atividades educativas é um serviço que pode ser configurado de variadas formas e pode ser adquirido pelo site da empresa. A cada mês, os assinantes recebem em casa um kit temático que, segundo Masi, leva a criança a uma aventura de exploração que começa por um livro customizado com o nome e as características da criança. Assim, ela passa pelo virtual e termina com a construção de atividades educativas. Os kits são direcionados para crianças de um a dez anos.

Além de um livro que coloca a criança imersa na história por meio da Realidade Virtual, o PlayKids Explorer oferece também brincadeiras e surpresas para estimular a criatividade e a independência das crianças por meio de livros, brincadeiras e interações entre os universos online e offline.

“Tudo é criado de acordo com cada eixo de desenvolvimento, como coordenação motora, coordenação motora fina, linguagem e artes, matemática, ciências, razão e lógica, estudos sociais e socioemocionais.
A PlayKids possui mais de 4 mil desenhos, livros, jogos e atividades selecionados por especialistas para ajudar na fase de pré-escolarização das crianças e estimular o desenvolvimento dos potenciais intelectual, físico e afetivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.