Notícias

Ransomware é ataque mais preocupante para 85% dos líderes de TI

O ransomware, tipo de malware que sequestra dados e sistemas de governos, empresas e pessoas, é o tipo de ameaça mais preocupante da atualidade, segundo 85% dos líderes de TI. É o que revela um relatório da Fortinet, baseado em uma pesquisa global que ouviu em agosto 455 líderes de TI e segurança de organizações de pequeno, médio e grande porte em 24 países, incluindo o Brasil.

A preocupação é considerada grande ou extrema por 76% dos ouvidos, e moderada por 18%.

Apesar de a maioria das empresas se dizer preparadas para um ataque de ransomware – incluindo treinamento cibernético de funcionários, planos de avaliação de risco e seguro de segurança cibernética –, há uma lacuna no que os entrevistados consideram soluções essenciais de proteção. Eles estão preocupados principalmente com funcionários e dispositivos remotos, mencionando soluções como Secure Web Gateway, VPN e Network Access Control entre as principais opções.

No entanto, diz a Fortinet, o mais preocupante foi a baixa importância da segmentação (31%), solução considerada essencial pois evita invasores se movendo entre redes para acessar dados críticos e IPs.

“De acordo com o último relatório do cenário de ameaças globais do FortiGuard Labs, o ransomware vem crescendo 1070% ano a ano. O grande número de ataques mostra a urgência das organizações em garantirem que estão lidando com as técnicas mais recentes de ataques de ransomware em redes, endpoints e nuvens”, diz em comunicado John Maddison, EVP de produtos e CMO da Fortinet.

Preocupação global

O quanto o ransomware tira o sono dos líderes de TI varia conforme a região em que estão. Os entrevistados na EMEA (Europa-Oriente Médio-África, com 95%), América Latina (98%) e APJ (Ásia-Pacífico/Japão, com 98%) estavam mais preocupados que os pares na América do Norte (92%).

Apesar dessas diferenças, todas as regiões percebem a perda de dados como o principal risco associado a um ataque de ransomware, junto à preocupação de não serem capazes de acompanhar um cenário de ameaças cada vez mais sofisticado. A região APJ, exclusivamente, lista a falta de conscientização e treinamento do usuário como sua principal preocupação.

Os entrevistados na APJ e na América Latina estavam mais propensos a terem sido vítimas de um ataque de ransomware no passado (78%) em comparação com 59% na América do Norte e 58% na EMEA. As técnicas de ataque também variam entre as regiões, embora as iscas de phishing sejam comuns.

O relatório completo (em inglês, formato PDF) pode ser baixado nesse link.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

23 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

1 dia ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

1 dia ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago