Ramo Sistemas investe R$ 1 milhão na abertura de oito unidades de negócios
Novas unidades fazem parte da estratégia da empresa para expansão do faturamento neste ano e aumento da capilaridade para várias regiões do país
A Ramo Sistemas, fabricante brasileira de software para pequenos e médios negócios e parceira exclusiva da SAP na venda do ERP SAP Business One, está investimento R$ 1 milhão na abertura de mais oito unidades de negócios distribuídas pelas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil. O objetivo com esse aporte é aumentar a capilaridade da companhia.
Os novos escritórios vão funcionar nas cidades Campinas e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Grande Porto Alegre, Ipatinga, em Minas Gerais, Recife e Manaus. A expansão faz parte de sua estratégia de crescimento traçada para este ano, com estimativas de aumento do faturamento entre 16% e 17% sobre os resultados de 2016. Com isso, a Ramo soma oito unidades de negócios, duas filiais no Rio de Janeiro e uma em Belo Horizonte, sua sede em São Paulo, além de mais 170 parceiros em todo o Brasil.
Décio Krakauer, presidente da Ramo Sistemas, informa que as unidades foram definidas com base de parceiros com alto rendimento e competência no mercado brasileiro de ERP. Mas que esse modelo poderá mudar no futuro, talvez a partir de 2018. “Poderemos pensar na possibilidade de transformá-las em franquias. No momento são unidades de negócios, cujas empresas são de nossos mais expressivos EBMs (Extended Business Members), revendas autorizadas Ramo-SAP”, explica.
O executivo esclarece que essas unidades de negócios não são sócias da Ramo Sistemas. “Estamos aumentando a parceria para apoiar o crescimento e sustentabilidade dos nossos negócios, canal de vendas e clientes”, ressalta Krakauer. Ele justifica que os novos representantes são parceiros estruturados, com clientes, conhecimento profundo de SAP Business One, do mercado e com condições de oferecer os melhores serviços em suas regiões.
A Ramo Sistemas planeja ainda abrir mais três ou cinco novas unidades de negócios para sustentar suas metas de crescimento para este ano. Atualmente a companhia opera com uma rede de 170 parceiros de negócios. Esses canais estão distribuídos em 50 cidades no Brasil, atendendo as principais regiões, suportando clientes de 12 verticais do mercado.