Ramo avança com ERP para PMEs e abre novas unidades de negócios

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5:06 pm - 14 de março de 2017

“Quem um dia imaginaria um restaurante utilizando SAP?”, indaga Decio Krakauer, CEO da Ramo Sistemas Digitais, integradora especializada na venda da plataforma de ERP SAP Business One. O executivo refere-se ao NB Steak, churrascaria de alto padrão com unidades em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS), um dos clientes da companhia. No local, a Ramo apresentou nesta terça-feira (14/03) seus resultados e novidades, no momento em que acaba de completar 35 anos de atividades.

A missão da empresa é levar a solução de ERP para pequenas e médias empresas (PMEs) – com a solução da SAP voltada a este mercado -, e o local escolhido para o encontro com jornalistas se encaixa um dos setores que têm impulsionado o crescimento da empresa nos últimos anos. Além do setor de restaurantes, a companhia cita também agronegócios e varejo, que de certa forma compensaram a queda de outras verticais, como óleo & gás e manufatura, tão promissores há alguns anos, mas que sofreram fortes impactos com a crise no Brasil.

E a crise é justamente um dos motivos para o crescimento de 46,5% da companhia nos últimos dois anos, que elevou o faturamento de R$ 21,5 milhões, em 2014, para R$ 31,5 milhões, em 2016. A meta para 2017 é crescer 16%. “Um dos principais objetivos nesse momento é encontrar detalhes que melhoram a gestão das empresas para que elas possam sair fortes da crise. Por isso o ERP é essencial”, pontua Krakauer.

Uma das missões da Ramo é massificar o uso do ERP em PMEs, nesse caso, exclusivamente com o SAP Business One, oferta única da companhia. “Apenas 50% das PMEs no Brasil tem um software ERP consolidado, diferentemente de mercados mais maduros. O ERP virou commodity. Quem não quer ter um SAP e, principalmente, podendo pagar?”, comenta o executivo, se referindo às opções de investimentos voltados ao público de pequenas e médias empresas.

PMEs, para SAP e Ramo, são empresas com até 300 funcionários, faturamento entre R$ 1 milhão e R$ 250 milhões, com 30 a 50 usuários e investimentos de R$ 50 mil a R$ 1 milhão na plataforma ERP.

A decisão para ser parceiro exclusivo da SAP foi tomada em 2005, quando a Ramo decidiu encerrar a produção do seu software de ERP, o Ramo 2000. Hoje são 500 clientes, 170 parceiros e 105 funcionários (contanto com parceiros são 300 colaboradores diretos e indiretos), todos focados na implementação do Business One. “Foi uma decisão difícil naquele momento, mas necessária. A cada um Ramo 2000, vendíamos 15 SAP”, conta Krakauer.

Expansão
Além da mudança de foco para ser parceiro exclusivo SAP, outra importante parte da estratégia da Ramo foi o lançamento do seu programa de canais, há 6 anos. A companhia foi de 5 para 170 parceiros e, dentro desse ecossistema, oito deles foram selecionados para serem unidades de negócios. Os novos escritórios vão funcionar em Campinas e Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Grande Porto Alegre (RS), Ipatinga (MG), Recife (PE) e Manaus (AM).

A empresa está investindo R$ 1 milhão na aberta das unidades, que foram selecionadas com base na qualidade dos resultados e serviços prestados, além da região e estrutura. “A Ramo colocou aporte nas unidades de negócios para que elas tenham capacitação e utilizem metodologia Ramo”, complementa o líder da companhia.

Segundo Marcos Figueiredo, diretor comercial & alianças, há outras dezenas de empresas com a “senha na mão” para serem novas unidades de negócios. “A Ideia é que elas se tornem hub nas suas regiões, mas o momento atual é de fortalecer essas oito e depois pensaremos na ampliação”, afirma Figueiredo.

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