RaiaDrogasil eleva produtividade em 70% com análise de dados

Empresa passou a usar ferramenta Alteryx para processar grandes volumes de informações

Author Photo
9:19 am - 09 de novembro de 2021
drogasil Foto: Shutterstock

A RaiaDrogasil – grupo que reúne as duas das maiores redes farmacêuticas do Brasil, a DrogaRaia e a Drogasil – aumentou em 70% a produtividade nos processos de análise de dados usando soluções da Alteryx. O processo de implementação da ferramenta foi feito pela Nordica, empresa de consultoria e distribuição de software.

A rede farmacêutica precisava de uma solução capaz de processar grandes volumes de dados e que unificasse diversas fontes de informação. Entre os objetivos estavam automatizar processos manuais e otimizar o tempo dos colaboradores, além de garantir a tomada de decisões com base em análise de dados.

A solução Alteryx facilitou a análise mapeamento e visualização de dados. A companhia consegue com a ferramenta fazer diversas análises e em menor tempo, o que permite liberar tempo dos times para tarefas mais estratégicas.

Leia também: Volkswagen vai investir R$ 7 bi na A. Latina, inclusive em digitalização

“Tivemos ganhos de, em média, 70% de produtividade”, conta Sérgio Lopes, Chief Data Officer da RaiaDrogasil. “Desenvolvemos insights para inovar dentro das áreas de negócio e enxergar novas possibilidades. Ganhamos em agilidade, flexibilidade, escalabilidade, abrangência da checagem e hoje temos controles mais efetivos e maior visibilidade”, avalia.

Segundo o executivo, a plataforma permite conexão com praticamente todos os bancos de dados ou ferramentas existentes.

Juliana Mendes, Data Analytics da Nordica, explica que foi realizada uma imersão completa dentro das áreas da varejista farmacêutica para extrair ao máximo as potencialidades do Alteryx. Foi desenvolvido um trabalho multidisciplinar que envolveu várias áreas da empresa, desde operações das lojas, até a diretoria, visando garantir a eficiência do fluxo e a visibilidade dos dados em toda a operação.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.