RaiaDrogasil automatiza gerenciamento de TI

Em projeto com Kyndryl e ServiceNow, rede de drogarias aumentou produtividade de equipes de TI ao ampliar automação de solução de problemas

Author Photo
9:30 am - 24 de fevereiro de 2022
Imagem: Shutterstock

Com 11 centros de distribuição e presença em 400 cidades do Brasil, a RaiaDrogasil possui uma complexa operação que demanda constante prontidão de equipes de TI. Como parte de sua estratégia de transformação digital e visando melhorar a eficiência de TI em mais de 2.500 farmácias, a companhia implementou tecnologia ServiceNow em parceria com a Kyndryl.

A implementação do ServiceNow IT Service Management (ITSM) teve como objetivo automatizar processos para acelerar a solução de problemas de TI. Isso libera os funcionários da rede de drogarias para se concentrarem em tarefas de maior valor aos negócios.

O crescimento da rede de varejo nos últimos anos levou à integração de mais tecnologia na experiência diária dos funcionários e, por sua vez, à necessidade de processos de TI mais ágeis que possam ajudar os funcionários a gastar menos tempo na solução de problemas.

Leia também: 92% dos colaboradores em home office demandam mais suporte de TI

Anteriormente, os funcionários precisavam enviar e-mails ou ligar para o departamento de TI para solicitações como suporte para computadores e hardware em loja, instalação de software e outros problemas de TI. Agora, tais requisições podem ser resolvidas rapidamente por meio de um único ponto de contato na plataforma.

“A automação é fundamental para impulsionar a transformação digital corporativa”, diz Frank Koja, diretor geral da Kyndryl Brasil. “Ao ajudá-los a adotar tecnologia de automação avançada como a ServiceNow, eles [RaiaDrogasil] podem aportar mais valor aos clientes e impulsionar novos caminhos para o crescimento dos negócios.”

A RaiaDrogasil contou com a Kyndryl para gerenciar as revisões do catálogo da plataforma, possibilitando atualizações na ferramenta à medida que novos serviços de suporte de TI são necessários. Em um ano de implantação, a rede de drogarias aumentou a produtividade de TI e reduziu o tempo de resposta a incidentes, atingindo a marca de 1 milhão de tickets na plataforma.

O próximo passo é realizar novas integrações de aplicativos internos ao ServiceNow, para uma gestão simplificada de outras áreas das operações da rede varejista.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.