Rádio Transamérica inova experiência dos ouvintes com realidade aumentada
Emissora utiliza o aplicativo Blippar para transmitir performances de diversos artistas em smartphones com sistemas Android e iOS
Desde o ano passado, a Rádio Transamérica promove uma nova forma de interação com seus ouvintes ao disponibilizar as melhores apresentações do “Estúdio ao Vivo 2017” em realidade aumentada (AR, na sigla em inglês). O programa conta com performances ao vivo de atrações nacionais e o ouvinte pode participar com perguntas ao artista que estiver se apresentando.
Pioneira nesse tipo de transmissão, a emissora utiliza o aplicativo Blippar para transmitir performances de diversos artistas em smartphones com sistemas Android e iOS.
Sistemas próprios de reconhecimento de imagem, realidade aumentada e inteligência artificial possibilitam ao usuário acessar informações sobre músicas, artistas, programação e promoções através de imagens relacionadas à Transamérica capturadas pelo celular.
Com o apoio da RA Brasil, empresa que representa o Blippar no País, foi possível facilitar o alinhamento entre a área de TI com os departamentos de marketing, criação e artístico da Rádio, segundo Lígia Cervone, gerente de Marketing e Pesquisa da Transamérica. “Por meio do trabalho conjunto nossas ideias puderam ser transformadas em estratégias relevantes para levar conteúdo digital aos ouvintes.”
Novas experiências
A gerente afirma ainda que a aceitação da tecnologia superou as expectativas da companhia. “Nossa audiência se surpreendeu com a novidade ao vivenciar novas experiências com a Transamérica em seus celulares, passando a assistir suas lives e a interagir com o portal da Rádio de uma maneira inovadora”, comenta.
Já para os anunciantes da emissora, a novidade permite uma maior visibilidade da publicidade por meio de um novo canal digital que possibilita um posicionamento positivo e inovador, ainda de acordo com a executiva.
Com os resultados positivos, a Transamérica pretende lançar mais funcionalidades com a tecnologia de realidade aumentada ao longo de 2018 com o intuito de oferecer uma experiência ainda mais diferenciada aos seus ouvintes e se posicionar como líder do segmento de rádios no digital.