Quem possui os dados da sua plataforma IoT?

Para analista da Forrester, fornecedores acreditam que estão sendo claros sobre o tema, mas clientes ainda têm dúvidas

Author Photo
9:31 am - 15 de março de 2018

As plataformas de software para apoiar a internet das coisas (IoT) estão sendo cada vez mais usadas. Mas, apesar do seu apelo, Paul Miller, analista sênior da Forrester, afirma que escuta constantemente clientes desconfiados. Eles não duvidam dos recursos técnicos da plataforma, nem mesmo da estratégia de preços. A dúvida é sobre os dados.

“Nos últimos 12 meses, ouvi que grandes empresas de produção aleatória ou fornecedores de software para IoT poderão ver, usar e obter lucro diretamente de qualquer dado que seus clientes enviem para uma plataforma IoT”, sintetizou ele em seu blog.

Imagine que você é o operador ferroviário A. Você compra trens do gigante industrial 1, e eles oferecem todos os tipos de serviços de manutenção e eficiência interessantes com base na análise de como seus trens são executados no mundo real.

Até agora, isso era bom. Mas e se o operador ferroviário B (o seu maior concorrente) também comprar trens do gigante industrial 1? O gigante industrial 1 vai vender tanto para você quanto o operador de trilho B algum serviço de previsão inteligente, baseado em dados extraídos de todos os seus trens? Possivelmente. O gigante industrial 1 vai dizer ao operador ferroviário B como operar seus trens? Provavelmente não.

“Os provedores da plataforma IoT com quem falei pensam que estão sendo perfeitamente claros e abertos sobre tudo isso. Mas seus clientes atuais e potenciais continuam fazendo a pergunta. E, muitas vezes, parecem assumir o pior, apesar de todas as evidências e mensagens dizerem o contrário”, afirmou ele. Como resolver essa questão? É o que mercado espera responder nos próximos meses.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.