Mais lidas
1

Inovação

IT Forum Itaqui confirma palestra da futurista Amy Webb

2

Inovação

Walter Longo: no metaverso, é hora de aprender e coletar dados

3

Liderança

BTG Pactual assume controle da V.tal com Amos Genish como CEO

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
  • Home >  
  • Notícias

Quatro pilares para a construção de uma estrutura empresarial inovadora

Empresas mais disruptivas colaboram estrategicamente, lançam ideias rapidamente e utilizam tecnologias que mais contribuirão com a jornada do cliente

Cristiane Taneze*
10:06 am - 21 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

Em um mercado em constante transformação, a construção de uma estrutura organizacional que fomente a inovação é uma vantagem competitiva para as empresas. Cada vez mais digital e personalizado, o mundo corporativo tem a inovação como um pilar para romper com velhas práticas e promover um novo conjunto de comportamentos e experiências. Mais do que uma ideia disruptiva, a inovação é, também, resultado de um trabalho consolidado de cultura e autonomia dos funcionários na busca por soluções que atendam às necessidades dos consumidores.

A união da inovação com a estratégia corporativa é uma característica essencial das empresas protagonistas em seus setores. A inovação deve ser descentralizada, já que cada unidade da empresa tem total autonomia e autoridade para conceber ideias, tendo como base os objetivos estabelecidos pela liderança.

Os centros de inovação ou equipes de transformação digital, por exemplo, tiveram sua forma de atuação transformada nos últimos anos. Se antes trabalhavam de forma isolada na estrutura organizacional, estas áreas passaram a servir como um canal de promoção (queria dizer que incentivam e apoiam) e colaboração entre diferentes equipes internas, promovendo a cocriação com parceiros estratégicos, desenvolvendo ideias corporativas inovadoras e disseminando o conhecimento na organização.

As empresas mais disruptivas colaboram estrategicamente, lançam ideias rapidamente e utilizam as tecnologias que mais contribuirão para aperfeiçoar a jornada do cliente. Ao todo, quatro aspectos estruturais estão presentes em organizações inovadoras:

1. Colaboração externa com empresas e desenvolvedores

Parcerias horizontais, estratégicas e integrativas centradas na melhoria da jornada do cliente são parte indispensável do planejamento de empresas inovadoras. Há promoção da inovação aberta e da concorrência mediante o compartilhamento de melhores práticas com outras partes, com equipes especificamente dedicadas à utilização de dados e desenvolvedores.

2. Impacto e escala

Outro aspecto para a consolidação de uma cultura inovadora é a expansão para novas verticais e engajamento constante com o cliente para oferecer novas soluções, atendendo uma base de mais digital e engajada. Naturalmente, uma empresa ágil e flexível se move mais rápido na conquista de novos mercados e novas soluções, muitas vezes superando barreiras de infraestrutura e fomentando o readiness do mercado.

3. Execução e melhoria contínua

As ideias têm como foco o impacto no usuário, e não o produto. Em vez de priorizar grandes lançamentos, as empresas revisam constantemente seu portfólio. Ao fazer testes contínuos e colher continuamente feedback dos clientes, elas conseguem fazer iterações incrementais e melhorar a performance de seu produto ou serviço no mercado.

4. Uso de tecnologia

As tecnologias são utilizadas como ferramentas para melhorar a jornada do cliente e podem ajudar o entendimento das necessidades do consumidor e permite criar experiências personalizadas (1:1). Além disso, permite o desenvolvimento de respostas autônomas respaldadas por utilização de avançado uso de tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning e Biometria

Esses aspectos mencionados anteriormente permitem conveniência e automação de experiências fluidas em múltiplos canais que podem funcionar 24 horas por dia/ 7 dias por semana. Dessa forma, a estrutura das empresas mais inovadoras se voltam para  a administração de quase uma dezena de canais, como lojas físicas, navegador online, navegador móvel, aplicativo móvel, marketplaces de terceiros, aplicativos de mensagens e redes sociais. O cenário das redes sociais, inclusive, está em expansão, abrangendo, no futuro, até o metaverso. Este cenário irá gerar desafios sociais, econômicos e políticos relacionados ao armazenamento, segurança e propriedade dos dados. E, para se manter relevante, as experiências com as marcas deverão se tornar mais intuitivas, rápidas, simples e atraentes aos consumidores, parceiros e clientes.

* Cristiane Taneze é diretora executiva de inovação da Visa do Brasil

Tags:
cocriação
inovação
processos
Brand Post por Dynatrace

Histórias de Transformação Digital na Educação: Experiências, Desafios e Oportunidades

Com Ânima Educacional

Em alta

Inovação

IT Forum Itaqui confirma palestra da futurista Amy Webb
Em alta

Inovação

Walter Longo: no metaverso, é hora de aprender e coletar dados
Em alta

Liderança

BTG Pactual assume controle da V.tal com Amos Genish como CEO
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados