Quase 80% das startups brasileiras usam IA
Infográfico que sistematiza levantamento do Sebrae mostra benefícios dessas ferramentas na gestão de pequenos negócios inovadores
Quase oito a cada dez (78%) das startups brasileiras usam inteligência artificial para automatizar processos e obter insights de negócio. Os dados são de um levantamento chamado Founders Overview 2024, feito recentemente pelo Sebrae Startups em parceria com a ACE Ventures.
A pesquisa entrevistou cerca de 900 empreendedores com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 300 milhões. Para 60% deles, houve aumento do interesse dos investidores por empresas que usam IA.
O estudo indica que 65% das startups brasileiras tiveram aumento de crescimento e eficiência operacional com uso de IA. A análise de dados é a principal função dessas ferramentas (27,4%), seguido por automação de processos (24,8%), otimização de marketing (18,5%) e personalização da experiência do usuário (16,4%).
Leia também: Para AWS, IA e nuvem são pilares da transformação do setor público
As startups do setor de educação (edtechs) são as que mais usam IA (9%). As financeiras (8%), de tecnologia verde (5,5%) e aquelas ligadas à agricultura (5,5%) também estão entre as empresas inovadoras que mais utilizam soluções com IA para otimizar operações.
Alexandre Souza, gerente de inovação do Sebrae de Santa Catarina, pondera que a plena integração da IA nas operações empresariais tem desafios também para startups. “(…) a escassez de talentos qualificados, apontada por 25,55% das startups, e os custos elevados de implementação, citados por 22,43%, são barreiras significativas”, diz ele. “Além disso, a complexidade da integração com sistemas existentes e a resistência interna em algumas organizações também dificultam a adoção de soluções baseadas em IA.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!