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Investir em qualidade segue sendo grande tendência para o setor de TI em 2023

Não comentam sobre qualidade dentro de sua empresa? Então, pergunte se é algo que está implícito. Caso não esteja, o meu convite é que comecem a falar do assunto. Afinal, esse tema não somente é uma peça-chave para termos sucesso nas iniciativas digitais, como também, ao meu ver, segue sendo uma forte tendência para o segmento de TI neste ano.

No mundo de hoje, o consumidor pode estar conectado em qualquer lugar, por meio de inúmeros dispositivos e sua percepção positiva sobre uma plataforma digital é essencial para criar laços duradouros com uma marca. Por isso, o investimento em excelência é primordial.

Oferecer uma experiência incrível ao cliente é essencial para que as organizações prosperem. Porém, quando falamos de produtos digitais, é muito difícil proporcionar isso se uma ferramenta não funciona, trava demais ou é lenta. Uma tecnologia difícil de usar, ou que não empodera de fato o usuário, pode colocar tudo a perder. Portanto, pensar em qualidade de software é indispensável. É um dos componentes mais importantes para uma estratégia de sucesso em uma empresa.

Ouça: IT Forum Líderes com Bruno Abreu, CEO da Sofist

Assim sendo, para que uma companhia possa seguir nesse caminho, podemos observar também algumas tendências que ajudam a fortalecer tal mentalidade, como por exemplo:

Uso de Inteligência Artificial

Não, a Inteligência Artificial não substituirá o trabalho humano. No entanto, essas ferramentas conseguem otimizar alguns dos processos ou atividades. Ultimamente tenho observado algumas dessas tecnologias que conseguem facilitar a criação de testes unitários e ainda apoiam os times na tomada de decisão sobre o que deve ser executado, o que considero muito interessante. O uso de IA claramente tem o objetivo de aprimorar práticas e ganhar tempo.

Investimento em bons profissionais

Aqui não falo somente do profissional com bons recursos técnicos, que também é de extrema importância, mas sim daquele indivíduo que, além de ter um vasto conhecimento tecnológico, também possui boas habilidades humanas, geralmente chamadas de soft skills. Encontrar pessoas que querem ir além e enxergam nisso uma oportunidade de aprendizado e crescimento é muito importante.

Profissionais com boas habilidades interpessoais, principalmente as de influenciar e negociar assuntos dentro do escopo de trabalho, ajudam a disseminar a cultura de qualidade dentro dos times, o que impacta de forma concreta nos indicadores de negócios. Concordo que o conhecimento técnico é importante, mas apenas ele não vai levar as empresas e projetos ao próximo estágio de maturidade.

Agilidade e automatização de processos

A automatização é uma peça-chave na busca pela excelência. E não falo apenas de automatizar as validações sobre os produtos que serão entregues, mas também os processos que viabilizam a publicação dessas aplicações. No entanto, é preciso ter cuidado e observar se isso está sendo implementado de forma satisfatória.

Aplicar essas práticas sem estratégia não vai ajudar o time a chegar aos objetivos traçados com velocidade e confiança. Pior ainda, pode criar a visão de que a automatização não tem efetividade, bloqueando novas iniciativas de qualidade nas empresas.

Investimento em serviços de nuvem

Segundo a pesquisa Next-Gen ADM Services, publicada pelo ISG Provider Lens em 2022, as organizações brasileiras estão cada vez mais preocupadas com a resiliência e agilidade de suas operações tecnológicas, impulsionando o rápido crescimento de todos os tipos de serviços de nuvem privada e híbrida no país.

Isso, no meu ponto de vista, é um cenário positivo, pois possibilita que os produtos digitais continuem evoluindo, principalmente quando falamos de escalabilidade. As companhias que estão fazendo essas mudanças devem conquistar maior organização em seus processos.

Portanto, investir em qualidade ainda é e, provavelmente continuará sendo, uma das grandes tendências dentro do setor de tecnologia, não me restam dúvidas disso. Afinal, proporcionar uma ótima experiência para os consumidores sempre será um dos maiores desafio para as empresas.

* Bruno Abreu é co-fundador e CEO da Sofist

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