Qualcomm lança modem 5G otimizado para IIoT com foco na Indústria 4.0

Solução busca atender as necessidades do setor de energia, automação e manufatura, agricultura de precisão, construção, mineração, entre outros

Author Photo
10:00 am - 24 de maio de 2021

A Qualcomm Technologies anunciou o lançamento da solução de modem de Internet das Coisas (IoT) desenvolvida pela empresa com conectividade 5G e otimizada para aplicativos IIoT (Internet Industrial das Coisas). Com disponibilidade prevista para o segundo semestre do ano, a solução foca na demanda crescente de IoT na Indústria 4.0.

O sistema Qualcomm 315 5G IoT Modem-RF foi projetado para oferecer suporte ao ecossistema IoT na construção de dispositivos LTE e 5G atualizáveis para verticais IoT, acelerar a adoção da conectividade 5G para IoT e expandir a oportunidade geral para 5G na indústria de IoT, segundo a empresa.

“A Qualcomm Technologies está continuamente otimizando e desenvolvendo tecnologias e modems líderes do setor, que vão desde as soluções NB-IoT mais eficientes em energia até novos produtos como o modem Qualcomm 315 5G IoT, desenvolvido especificamente para trazer recursos de conectividade 5G à IoT”, disse Jeffery Torrance, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm.

Para atender as necessidades da IoT moderna, que incluem a transição de fábricas com fio para sem fio com soluções capazes de suportar conectividade LTE e 5G, a empresa projetou o modem Qualcomm 315 5G IoT com aplicativos industriais e empresariais em mente, com desempenho de classe gigabit premium, baixo consumo de energia e recursos de eficiência térmica.

“Temos o prazer de apresentar nossa nova solução 5G IoT, que ajudará a estimular e dimensionar a indústria 5G IoT e possibilitar as transições necessárias para a Indústria 4.0. Esta solução ajudará a criar dispositivos de longa duração e promoverá o crescimento e a expansão na indústria 5G IoT, permitindo uma integração perfeita para clientes que utilizam gerações anteriores de conectividade”, disse Torrance.

A solução busca atender as necessidades de segmentos da indústria, incluindo: varejo, energia, automação e manufatura, agricultura de precisão, construção, mineração, locais públicos e outros.

O lançamento complementa o portfólio existente de modems LTE IoT da Qualcomm Technologies, que prepara o segmento da empresa para a proliferação do 5G.

Devido à sua pegada reduzida e front-end de RF integrado, a solução expande o portfólio, propositalmente projetada para fornecer uma solução compatível pino a pino para os módulos legados LTE atuais, disse a Qualcomm. Isso fornece aos módulos legados a capacidade de atualizar suas soluções sem a necessidade de alterações no hardware existente, minimizando os esforços de desenvolvimento, custos e proporcionando uma transição perfeita de LTE para 5G.

O Modem Qualcomm 315 5G IoT oferece suporte a bandas 5G NR globais sub-6 GHz e opera no modo autônomo (SA) apenas, com a capacidade de alternar para LTE conforme necessário e pode ser implantado em redes 5G privadas ou públicas.

O novo modem vem com software de vida útil prolongada e manutenção e suporte de hardware.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.