Qualcomm combina capacidades de IA e 5G em novo Snapdragon 888

Novo processador deve alimentar aparelhos premium Android já em 2021

Author Photo
8:45 pm - 02 de dezembro de 2020
Divulgação Qualcomm

A Qualcomm revelou nesta quarta-feira (02/12) mais detalhes do seu novo processador móvel de ponta, o Snapdragon 888. A plataforma deve alimentar os próximos lançamentos de aparelhos Android premium em 2021.

Leia também: Qualcomm anuncia Snapdragon 888 para destravar experiência móvel premium

Segundo a fabricante, o Snapdragon 888 apresenta desempenho geral 25% superior ao chip anterior, enquanto assegura 25% a menos no consumo de energia. A nova plataforma combina inovações em 5G, inteligência artificial e capacidades que prometem uma nova gama de câmeras profissionais em smartphones, além de alta capacidade de processamento local para gráficos poderosos.

Munido com processador Triple Image Signal Processor (ISP), o Snapdragon permite capturar simultaneamente imagens de três câmeras a uma velocidade de até 2,7 gigapixels por segundo – o que rende 120 fotos de alta resolução por segundo. Esse tipo de habilidade também permite capturar até três vídeos HDR 4K ao mesmo tempo, segundo a Qualcomm.

O processador também é o primeiro a trazer o Qualcomm AI Engine de 6ª geração. Tais habilidades reforçam a experiência premium das câmeras, além de assegurar assistentes de voz pessoais, games de elite, e otimizar a conectividade 5G.

Ao contrário do modelo anterior, o Snapdragon 888 conta com suporte integrado para a tecnologia 5G, com o Snapdragon X60 5G Modem-RF. Este dá suporte às frequências em ondas milimétricas (mmWave) e abaixo de 6 GHz (sub-6) adotadas pelas operadoras mundo afora.

O processador será fabricado pela divisão de chips da Samsung Electronics. Xiaomi, ASUS, LG, Motorola, Realme e OnePlus estão entre as fabricantes que utilizarão o novo chip no próximo ano.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.