Qualcomm anuncia Snapdragon 888 para destravar experiência móvel premium

Durante Qualcomm Tech Summit, presidente da companhia, Cristiano Amon, reforçou a grande vocação do 5G: conectar tudo à nuvem

Author Photo
5:03 pm - 01 de dezembro de 2020
Reprodução Qualcomm

Em 2020, a quinta geração de telefonia móvel já não soa mais como novidade aos ouvidos das organizações e consumidores com suas promessas de alta velocidade de download e o que esse precedente poderá proporcionar de novos produtos a novos modelos de negócio. Entretanto, apesar de os lançamentos ao redor do 5G ainda se manterem relativamente tímidos nos últimos anos, as expectativas dos consumidores e de indústrias em relação a ele continuam altas. “Consumidores não querem mais interrupções quando se conectarem”, lembrou Cristiano Amon, presidente da Qualcomm Incorporated, durante a abertura do Qualcomm Tech Summit Digital, tradicional evento da companhia sediado neste ano de forma virtual. Segundo relatório da Qualcomm, a previsão é que, em dois anos, serão 750 milhões de aparelhos com conectividade 5G povoando o mercado.

A Qualcomm é uma das gigantes de tecnologia que tem disputado o protagonismo global quando o assunto é 5G. A companhia foi uma das primeiras entre a concorrência a apresentar um modem 5G ainda em 2016, o Snapdragon X50 5G NR. Nesta edição do Qualcomm Tech Summit, a companhia com sede em San Diego anunciou novidades e expectativas para o setor de mobilidade.

Durante a apresentação desta terça-feira (01/12), a fabricante dos chips Snapdragon reforçou que investiu US$ 66 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento em tecnologia móvel nos últimos anos em direção a esse horizonte que busca destravar a chamada Quarta Revolução Industrial. “O 5G é uma tecnologia de propósito geral”, lembrou Nicola Palmer, Chief Product Officer da Verizon, uma das empresas parceiras da Qualcomm e que participou do keynote ao lado de Amon. “Quando você pensa nas capacidades transformacionais dessa tecnologia sem fio e em parceria com outros avanços em computação, em Machine Learning, ou Inteligência Artificial, e Internet das Coisas massiva, todas essas coisas juntas, conseguiremos produzir coisas das quais não imaginamos ainda”, destacou.

Apesar das altas expectativas, Amon lembra que estamos “apenas no início dessa transição”. Para o executivo, a grande promessa do 5G diz menos sobre velocidade e mais sobre “conectar tudo a nuvem” e “100% do tempo de uma forma confiável”. “O 5G vai ser o driver número um do futuro da economia digital. E com isso iremos ver muitos novos casos de uso, do smartphone a medida que entramos em novas capacidades desta tecnologia. Fará parte da transformação digital de muitas empresas”, acrescentou sem deixar de falar sobre o “futuro das organizações” que, em meio à pandemia e o home office em escala, se viram encurraladas a repensar novas formas de trabalho e a conectividade aqui foi parte central. Da mesma forma, abre oportunidades para atualizar recursos até então deixados de lado, como câmeras de alta resolução em PCs – também sempre conectados.

Um novo Snapdragon: experiência móvel premium

Coube a Alex Katouzian, senior vice president e general manager para Mobile, Compute e Infrastructure da Qualcomm Technologies, anunciar o lançamento do Snapdragon 888 5G. Segundo a companhia, o novo chip promete entregar experiências premium para funções como câmera e alto processamento para jogos.

O Snapdragon 888 conta com a terceira geração do Snapdragon X60 5G Modem RF System. Tais características, segundo a Qualcomm, permitem compatibilidade global ao oferecer altas frequências, também conhecidas como ondas milimétricas (mmWave).

O lançamento é alimentado com a sexta geração do Qualcomm AI Engine e com novo processador Qualcomm Hexagon. As novas capacidades, segundo a fabricante, permitirão smartphones com câmeras com qualidade profissional e gráficos poderosos para games.

A companhia promete revelar mais detalhes do novo Snapdragon 888 no segundo dia do Qualcomm Tech Summit, que acontece nessa quarta-feira (2/12).

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.