Qual o valor do digital para os negócios?

Author Photo
8:48 am - 19 de agosto de 2017

Quando se fala de digital, talvez um dos segmentos mais avançados seja o varejo. O setor evoluiu há alguns anos para o modelo, tendo o e-commerce como o pontapé da estratégia. E, hoje, depois de tantas lojas físicas fechando em todo o mundo, inclusive no Brasil, o digital vai efetivamente atingir seu mainstream e dominar tudo?

A resposta é não, segundo Gerson Ribeiro, professor da ESPM, que falou no IT Forum+, que acontece até 20 de agosto na Praia do Forte (BA). “Haverá muitas mudanças no modelo físico, mas certamente essa opção não desaparecerá”, alertou.

Citando ainda como exemplo o varejo, ele comentou sobre a Amazon, que nasceu no digital, mas investirá na abertura de lojas físicas, com um conceito diferenciado de experiência. Trata-se do Amazon Go, que tem um conceito simples de compra. Por meio de um smartphone, a pessoa entra na loja, pega o que quiser e vai embora. Tudo é cobrado automaticamente, sem precisar passar em caixas ou mesmo entrar em filas.

E por falar em experiências sem atrito, Ribeiro também comentou sobre o fenômeno WhatsApp, que chegou para deixar para trás o formato tradicional de comunicação, por telefone e SMS. “São alguns exemplos de como o comportamento do consumidor está mais digitalizado”, comentou ele.

Digital e os dados

Apesar do crescimento do digital, Ribeiro apontou que as empresas no Brasil não encontraram, ainda, o melhor caminho para usar os dados desse universo com o intuito de reter e atrair clientes. “No Brasil, por exemplo, a compra via mídia programática não chega a 1%. No Reino Unido o índice é de 60%”, comparou.

Segundo ele, 84% de tudo o que se compra no Brasil passa pelo digital. É por isso que no on-line há dados para tudo. “E eles são fundamentais para auxiliar nas tomadas de decisão”, indicou.

Ao finalizar, ele instigou os CIOs a pensarem como eles estão trabalhando para avançar no digital e levar valor para os negócios. “Quanto, de fato, empresas estão fazendo melhor uso do digital e do e-commerce para ter melhor rentabilidade?”, questionou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.