Qual o impacto do marketing digital na gestão das empresas?

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5:01 pm - 21 de abril de 2017

O digital não entrou apenas na corrente sanguínea da TI. Invadiu também diversas áreas e no marketing mudou completamente a forma de trabalhar. Mas qual é o real impacto das ações de marketing digital nas empresas? Quais sos benefícios e os desafios dessa estratégia? Esses temas foram abordados por Celso Grisi, professor da FIA, durante apresentação no IT Forum, que acontece até 23 de abril, na Praia do Forte (BA).

Apesar do avanço das estratégias de marketing digital das companhias, incluindo diversas técnicas como como Inbound Marketing, Remarketing, Seach Engine Optimization (SEO), web analytics e redes sociais, um dos desafios está em equilibrar a maximização da satisfação do cliente com a maximização do lucro no longo prazo. “Nesse contexto, um grande inimigo é a busca de resultados de curto prazo. O curto prazo é uma doença que precisa ser combatida”, provocou o professor.

Pensamento estratégico
Na era digital, o pensamento estratégico é fundamental, alertou Grisi. “O marketing ficou muito operacional. O marketing digital tem de estar na estratégia geral da empresa”, sentenciou. Mas isso não vem acontecendo, por vários, motivos, incluindo o corte de custos gerado pela crise.

A crise impôs restrições para todos e para o marketing não foi diferente, lembrou. Mas isso requer a priorização das demandas financeiras das áreas e, como regra geral, a visão do cliente perde força. “Embora seja clichê, não se pode perder o foco no cliente, mas nem todas as empresas conseguem isso”, alertou.

Ser digital
Somos digitais, mas ainda somos tímidos na teoria de marketing para o digital, apontou o acadêmico. Assim, ele aconselhou a olhar para os princípios básicos do marketing, como segmentação.

Além disso, ele enfatizou o fato de que o marketing digital tem de se basear em dados, vitais para as estratégias. Outro ponto crítico é investir em pesquisas de mercado para entender os não-clientes e essa atividade pode, sem dúvida, ser feita pela internet.

“O uso de modelos de marketing está em crescimento. O desenvolvimento das ferramentas de marketing digital estão cada mais precisas e mais eficazes”, afirmou, acrescentando que a área ainda crescerá muito, mas, novamente, dependerá do desenvolvimento de uma cultura orientada ao consumidor. “O jogo de rouba monte no mercado ficou difícil e tudo o que for fidelização está priorizado. Fidelizar é investir no relacionamento. Esse será o diferencial”, encerrou.

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