Qual é seguinte passo para a evolução humana após a revolução 4.0? O IT Forum responde

Conceito que sucede a indústria 4.0 será tema central da 21ª edição do IT Forum

Author Photo
9:50 am - 18 de janeiro de 2019

A tecnologia é a protagonista da transformação da sociedade. Ela melhorou notavelmente a qualidade de vida dos indivíduos, tornou os processos operacionais mais eficientes, possibilitou o conhecimento de novas realidades e expandiu os limites. Na indústria 4.0 tudo é possível. Essas inúmeras alternativas vêm acompanhadas de vários desafios, especialmente no gerenciamento do capital humano, porque assim como a TI está facilitando a vida, eliminará muitos empregos – e isso representa uma ameaça para a economia mundial e para a estrutura corporativa atual.

Muitas necessidades foram supridas e estamos em um mundo conectado, mas é essencial entender o papel do ser humano nessa nova era. Como resposta a essa demanda, nasceu o conceito Sociedade 5.0. Ele coloca o ser humano como centro das transformações, apoiado pela tecnologia.

Origem do conceito

A sociedade 5.0 nasce como uma iniciativa conjunta do governo japonês e a comunidade empresarial para enfrentar o envelhecimento rápido da população. Com a diminuição do talento humano no mercado de trabalho, tornou-se uma prioridade repensar a sociedade, trazendo uma proposta inclusiva tanto em idade como em gênero, região, condição social etc. Evidenciou-se a necessidade de desenvolver um plano de vida mais flexível, pensado para uma vida acima dos cem anos, afirma a Dra. Yoko Ishikura, professora emérita da Universidade Hitotsubashi e pioneira do conceito.

Dra. Yoko Ishikura, professora emérita da Universidade Hitotsubashi e pioneira do conceito.
Dra. Yoko Ishikura, professora emérita da Universidade Hitotsubashi e pioneira do conceito

Eu 5.0

Sob esse novo paradigma de sociedade, as altas lideranças precisam repensar a forma na qual estão gerenciando a suas equipes, preparando-as para abraçar as novidades e levando-as a voar juntos nessa direção. Como conquistar esse objetivo? Não existe uma receita pronta, mas Yoko promoverá essa reflexão na abertura da edição 21ª do IT Forum, que acontece de 17 a 21 de abril de 2019, na Praia do Forte, Bahia para refletir sobre o assunto.

Yoko falará sobre o conceito, como está revolucionando o Japão, refletirá sobre a relevância de mudar o plano de vida atual, quebrar algumas regras para conseguir essa inclusão que promove a sociedade 5.0. Junto com ela, estarão alguns dos CEOs das 300 maiores empresas do Brasil discutindo o assunto no cenário nacional.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.