Se existe um elemento na indústria de consumo que tenha impulsionado o uso das tecnologias é a competitividade. A cultura mobile entrou de vez na rotina das organizações e, neste sentido, conhecer soluções empresariais móveis é mais do que uma necessidade; é uma vantagem frente aos concorrentes e o que diferencia os melhores gestores comerciais e também de TI, que hoje precisam estar mais próximos das decisões que tragam maior desempenho ao negócio da empresa.
De acordo com o mais recente levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software, a Abes, 44% do mercado de softwares do País são representados por aplicativos para smartphones e tablets. Nessa fatia, estão inclusos os que se destinam a consumidores finais, aplicativos comerciais, industriais e aqueles específicos para automação de processos industriais ou de negócios.
Diante desse cenário, os CIOs precisam se atentar à transformação digital que garante, de fato, resultados positivos na produtividade, no atendimento e na fidelização do cliente. Entre as áreas que ganham com a implantação desses aplicativos estão as de vendas e trade em campo.
O aumento da produtividade, agilidade e redução de custos são apenas alguns dos benefícios que o uso de aplicativos para força de vendas pode trazer para a atuação dos vendedores nos PDVs.
A verdade é que, quando bem integrados com o back-office da empresa, esses recursos contribuem positivamente para estratégias de vendas. Com o registro mais prático na tomada de pedidos, acesso ao histórico do comprador e ao estoque, por exemplo, é possível efetuar a venda de maneira mais assertiva. Abaixo estão outras vantagens que podem resultar na fidelização do cliente.
Com o aplicativo à disposição no smartphone ou no tablet, a equipe tem rápido acesso às informações durante a execução da venda. O registro de pedidos se torna mais fácil e os vendedores cumprem suas metas mais rápido e melhor, uma vez que é possível aumentar o número de visitas diárias com a oferta de pedido ideal, no preço e quantidades corretas, atendendo melhor o cliente em menos tempo possível.
O catálogo de produtos na palma da mão torna a experiência muito mais intuitiva. Aqui, temos duas vantagens muito expressivas: acesso ao estoque, por meio de integração ao ERP da empresa, e ao histórico de vendas, um trunfo para que a equipe gerencial foque sua atuação em no planejamento estratégico seja ela de vendas ou marketing, garantindo a venda perfeita e o melhor mix, no valor e no tempo adequados, independente se o profissional tira férias ou é substituído.
A tecnologia móvel se mostra muito eficiente para otimizar os processos de tirada de pedido e de faturamento já que os dados são disponibilizados diretamente por aplicativo pelos vendedores e entregadores. Este último inclusive, pode sugerir novas vendas e emitir nota fiscal no momento da entrega. Por fim, uma solução mobile pode ainda representar uma redução de custos e a possibilidade de novos negócios, impactando em até 30% o crescimento das vendas na empresa.
Mais do que resultar em melhorias inerentes à operação, ter soluções para a força de vendas trará inteligência e agilidade aos processos e um atendimento ainda mais qualificado e de acordo com as necessidades especificas de cada empresa.
Como se vê, planejar a inovação e investimentos nas soluções para vendas é um passo muito importante para otimizar a rotina dos vendedores e reflete diretamente no resultado. Consolidar essa visão e apostar em soluções de mobilidade, certamente, impactará cada vez mais no futuro dos seus negócios e agilizará a verdadeira, necessária e tão falada “Transformação Digital”.
* Sandra Vaz é Chief of Sales & Marketing da MC1 – multinacional brasileira com foco em processos e inteligência de negócios utilizando a mobilidade como plataforma tecnológica
Imagem: Shutterstock
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