Qual a importância de soft skills na liderança transpessoal?

Author Photo
1:21 pm - 22 de setembro de 2016
Qual a importância de soft skills na liderança transpessoal?

Até meados da década de 1990, os fundamentos aceitos para o exercício da liderança eram os mesmos desde a idade da pedra. Eles eram baseados em visão, estratégia, força, poder e tomada de decisão. Os Baby Boomers, talentos nascidos entre as décadas de 20 e de 40, e a Geração X, nascidos no início de 1960 até o final dos anos 70, em grande parte permanecem arraigados aos padrões de liderança pelos quais que foram influenciados em suas carreiras. Contudo, esses modelos estão sendo cada vez mais desafiados no cenário atual, exigindo novo posicionamento do líder. 

“Enquanto as gerações anteriores queriam que seus chefes lhes propiciassem reconhecimento e oportunidades de ascenderem na carreira, os Millennials, nascidos após a década de 1980, querem deles, antes de tudo, equidade e comportamento ético. Isso significa que lucro, eficiência e crescimento por si só não são mais suficientes”, explica Maria Aparecida Araújo, CEO da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting & LeaderShape Brasil.

É por isso que, segundo ela, hoje, as empresas estão medindo o desempenho de seus profissionais por comportamento, os chamados soft skills, aliado ao desempenho. Nem todos estão preparados para esse novo contexto, alerta a especialista. 

“Definir uma organização do futuro é relativamente fácil. A parte difícil é definir e, em seguida, desenvolver o tipo de líder que precisará pilotar estas organizações com sucesso. Muitos líderes acreditam que a mudança e a melhoria são efetivadas mudando-se processos, estruturas e outras pessoas em vez de proativamente adotarem um desenvolvimento pessoal contínuo e persistente”, defende.

Essa virada de chave nos talentos e nas empresas será o tema principal de apresentação que Maria Aparecida realizará no IT Forum Expo, no dia 9 de novembro. A especialista falará sobre Soft Skills na Liderança Transpessoal e de que forma uma mudança sustentável deve acontecer nas companhias. 

Realizado pela IT Mídia, o IT Forum Expo reúne profissionais da nova era digital, TI e Comunicação, que estão em busca de tendências e soluções inovadoras em produtos e serviços, fornecedores e melhores práticas nos mais importantes setores. O encontro acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, no WTC Golden Hall, em São Paulo.

Quer participar? Inscreva-se gratuitamente aqui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.