Notícias

Quais são as vantagens de integrar o Business Analytics a um ERP?

A tecnologia tem alterado a rotina de inúmeras organizações, o que proporciona uma acirrada competição de mercado. Atualmente, quanto mais recursos tecnológicos e inovadores uma empresa tem, mais vantagem competitiva ela apresenta. Essa vantagem competitiva, ainda, pode se intensificar com a chamada análise de dados, proporcionada pelo Business Analytics (BA).

O Business Analytics, no mundo dos negócios, consiste em uma abordagem focada em dados que combina análise com inteligência. Em outras palavras, o BA é considerado um conjunto de tecnologias capaz de extrair e decodificar informações da empresa, auxiliando na análise de dados e tornando a tomada de decisão e o planejamento estratégico da companhia mais eficientes.

Com o alto número de informações que as organizações geram, diariamente, é importante considerar um meio de aproveitá-las, facilitando processos internos e promovendo o alcance de metas. Nessa perspectiva, há que se considerar o uso de sistemas de gestão empresarial (ERP), já que eles são sistemas conhecidos por reunir todos os dados do negócio em um só lugar, integrando departamentos e possibilitando o controle do que é gerado.

Enquanto, de um lado, o BA busca extrair informações, o ERP fornece-as, sendo de extrema valia integrá-los para um único objetivo: a análise de dados. Dessa aliança, pode-se observar algumas vantagens, como: tomada de decisão simplificada, com base em dados estatísticos reais; maior controle e centralização de operação; conhecimento do desempenho da empresa; aprimoramento de estratégias; aumento de produtividade e eficácia do processo de trabalho, com resultados rápidos; análise de dados contábeis e estoque em tempo real; visão amplificada da organização; capacidade de reação a situações de crise; e geração de relatórios detalhados, com redução de erro nas transações comerciais e aumento nos lucros.

Por meio da integração entre BA e ERP, torna-se possível os três pilares de sustentação de um negócio: o trabalho humano, a realização das atividades e o consumidor. A partir dessa integração, a força de trabalho é direcionada para o que tem maior relevância, solucionando conflitos prioritários e tomando as decisões mais rápidas e assertivas.

Ainda, por conta de uma maior produtividade, as atividades do processo de trabalho são executadas com mais eficiência, impulsionando a vantagem competitiva da organização. Além disso, o consumidor e potencial cliente da empresa é melhor identificado, permitindo que o negócio tome estratégias segmentadas que alcance um maior número de vendas.

*Denis Gonçalves é CEO e Fundador da Next SI

Recent Posts

IT Forum Trancoso: “Brasil deve ser o novo centro do pensamento ecológico”, diz Miguel Setas, da CCR

É fundamental que organizações definam um propósito que impacte positivamente o mundo que as cercam.…

7 horas ago

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

20 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

2 dias ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

2 dias ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

2 dias ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

2 dias ago