Pesquisa conduzida pelo Indeed e a Censuswide em Abril apontou fatores que os trabalhadores brasileiros consideram importantes ao analisar uma oportunidade de emprego. De acordo com o estudo, 60% dos trabalhadores consideram as responsabilidades do cargo e o salário como os detalhes mais importantes ao observar uma nova oportunidade de emprego. Oportunidades de progressão na carreira e benefícios vem na sequência com 55% e 46%, respectivamente.
Quando questionados sobre qual é o fator mais importante ao buscar uma nova empresa, 97% das pessoas entre 45 a 54 anos responderam que seria encontrar informações gerais sobre como é trabalhar para a empresa.
O reconhecimento da empresa também é considerado fator decisivo, cerca de 8 em cada 10 empregados (86%) optam por aquelas que possuem um nome reconhecido ao se candidatar para um cargo em aberto. Esta opção é maioria entre os homens e aqueles com 55 anos ou mais.
Para Felipe Calbucci, country manager do Indeed no Brasil, “a reputação da empresa diante de seus colaboradores também é fator significativo para a decisão dos candidatos, aproximadamente 9 em cada 10 (94%) levam isso em conta ao procurar uma nova ocupação.”O valor agrada os mais velhos e apenas 5% dos participantes responderam que esta não é uma informação relevante.
Segundo o conceito de marca empregadora apontado por Felipe, outros fatores importantes também influenciam na decisão para um profissional se candidatar, como: “comentários online sobre a empresa de antigos e atuais funcionários, notícias sobre a empresa e o bom e velho boca a boca. Isto motiva-se pelo desejo de ver boas e más razões e tomar uma decisão informada, pois em geral, as avaliações passam uma visão honesta da companhia”
A análise, que contou com cerca de 505 participantes em todo o Brasil durante o mês de Abril, apontou ainda que cerca de 8 em cada 10 candidatos estariam interessados em receber atualizações sobre os cargos em aberto adequados às suas qualificações de empresas nas quais eles têm interesse.
Calbucci ressalta a importância de resistir ao impulso de bombardear os recrutadores com currículos: “É fácil compreender porque os candidatos pensam que devem se candidatar a tantos empregos para maximizar as suas chances de conseguir uma entrevista. No entanto, se você analisar o lado do recrutador que está sobrecarregado com currículos para analisar diariamente, compreendemos porque isso não funciona.” Os dados do Indeed demonstram que as pessoas com o maior número de currículos enviados são 39% menos propensas a receberem uma resposta positiva dos empregadores.
Calbucci destaca que quantidade não é qualidade: “É muito mais eficiente escrever currículos direcionados e personalizados para as vagas de emprego nas quais você tem interesse. Uma vez que você tenha identificado o emprego desejado, o seu objetivo principal deve ser esclarecer para o empregador em potencial, porque você é a pessoa certa.
A respeito dos comentários, Felipe conta que “é essencial que as empresas sejam sempre transparentes com seu público interno e externo, 3 em cada 5 (63%) colaboradores teriam uma percepção mais positiva se um empregador respondesse a um comentário online negativo.”
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