Mais lidas
1

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade

2

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay

3

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

QA do futuro: aliança entre olhar humano e automação

Automação não é ‘bala de prata’ e olhar humano se mostra fundamental nos processos de qualidade

Bruno Abreu e Jeniffer Deus*
14:06 pm - 30 de junho de 2021
Adobe Stock

Dentro de alguns anos, 2 ou 3 para ser mais exato, veremos uma
transformação muito forte no escopo de trabalho do Quality Assurance (QA). A
tendência é que este profissional deixe a “cadeira” de execução de testes,
geralmente no final do processo de desenvolvimento, e passe a atuar como
protagonista para a mudança de cultura.

O QA começará a atuar como um enabler, ou seja, um agente de
transformação que ensinará à equipe de tecnologia questões relacionadas a testes
e qualidade. Sob a sua orientação, a qualidade passará a ser uma
responsabilidade compartilhada. Isso já acontece em algumas poucas e gigantes
empresas, mas o restante do mercado ainda engatinha nessa direção.

O fato é que a qualidade de software ganhou os holofotes mais
recentemente, muito em função da aceleração da digitalização dos negócios,
impulsionada pela mudança no perfil de consumo estimulada pela pandemia. É o
que mostrou o estudo Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services,
publicado no início deste ano pela consultoria ISG (Information Services
Group).

Qualidade se escala com automação. Mas onde fica o olhar humano?

No mercado de testes, a automação não é mais uma tendência: é um fato
consumado. Neste cenário, entra o DevOps, a inteligência artificial e o machine
learning para introduzir agilidade e ajudar a escalar a qualidade. A automação,
no entanto, não é “bala de prata” e o olhar humano tem se mostrado cada vez
mais fundamental nesse processo. Ambos precisam andar de mãos dadas.

O problema é que um script automatizado é repetitivo e não tem a
capacidade de questionar os processos; e testar não é só apertar botões para
identificar bugs. É imprescindível ter um olhar crítico, lógico e criativo
sobre o que está sendo avaliado e somente o teste humano pode proporcionar
isso. É aqui que entra a capacidade cognitiva do QA em se relacionar e
transitar entre os executivos de negócios e os gestores de produtos, o
questionamento dos critérios de aceitação e a inteligência humana.

Além de contribuir para estimular a cultura da qualidade, o olhar
humano também é fundamental em outras frentes de testes. Quer saber onde?

1. Análise da experiência do usuário: é possível automatizar o fluxo de
login de um aplicativo para garantir que ele funcione. Mas automatizar a
experiência do usuário com esse fluxo, não. O teste automatizado não diz, por
exemplo, se o usuário escolheu o “caminho feliz” pensado para o produto, ou se
ele partiu por alternativas e atalhos para concluir o que precisava. O teste
feito manualmente leva em consideração essa diversidade de contextos.

2. Captar detalhes: um fluxo pode ter sido automatizado sem considerar
algum passo importante e permanecerá sendo executado dessa forma. Somente o
olhar humano é capaz de captar detalhes que podem, inclusive, contribuir para a
evolução do próprio cenário automatizado.

3. Projetos pequenos ou funcionalidades temporárias: imagine que você
vai fazer uma promoção específica, que vai acontecer somente uma vez, num tempo
determinado e que não será replicada. Nesse caso, não compensa automatizar esse
fluxo, já que não haverá reúso dessa automação. Automatizar algo que será
utilizado uma única vez impacta em um potencial de custo maior (tempo e
esforço) do que teríamos se fizéssemos o teste humano.

4. Automatizar requisitos que mudam o tempo todo pode não compensar: se
algo não está amadurecido o suficiente e as mudanças são constantes, automatizá-lo
é (em alguns casos) a certeza de que, posteriormente, teremos retrabalho, pois
os scripts precisarão ser atualizados para que contemplem as alterações e
continuem fazendo sentido.

* Bruno Abreu é cofundador e
CEO; e Jeniffer Deus é head de testes humanos, ambos na Sofist

Tags:
automação
Q&A
qualidade
software
Brandspace por SAP

Hora de transformar a cadeia de suprimentos

Trabalho conjunto entre compradores e fornecedores pode transformar a cadeia de suprimentos em vetor de sustentabilidade. Empresas como a SAP já trabalham com esse objetivo.

Em alta

Negócios

5G: consumidores e empresas não enxergam potencial além de mais velocidade
Em alta

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay
Em alta

Negócios

Mark Zuckerberg é processado por caso Cambridge Analytica
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados