Pure Storage inova em software alinhada à era dos dados

Author Photo
9:10 am - 14 de junho de 2017

Ao final de 2017, o mundo somará 20 petabytes de informações digitais. Em 2020, esse volume saltará para 50 zettabytes. Grande parte desses dados será oriunda de câmeras, dispositivos de internet das coisas (IoT) e da nuvem. Contudo, até lá, a capacidade de toda a internet, que será de 2.5 zettabytes, não suportará esse crescimento massivo. Esse volume gigantesco precisa ser armazenado, mas, ao mesmo tempo, exige controle e performance.

O alerta é de Scott Dietzen, CEO da Pure Storage, que falou sobre o tema na abertura do evento anual da empresa, o Pure Accelerate, que acontece nesta semana em San Francisco (EUA). “Organizações modernas demandam uma plataforma de dados que permita criar uma nova classe de aplicativos, extraindo conhecimentos dos dados em tempo real”, disse, acrescentando que esse desafio pode ser superado por meio do Pure1, solução de armazenamento inteligente com gerenciamento simplificado baseado na nuvem.

Mas, segundo ele, para ajudar companhias na era os dados era preciso fazer mais. Por isso, a Pure Storage revelou 25 novas funcionalidades de software para seu hardware, que exploram, entre outros pontos, o potencial de aprendizado de máquina e analytics.

Matt Kixmoeller, vice-presidente de Marketing para Produtos e Soluções da Pure Storage, detalhou que, apesar de conhecida por seu hardware, a fabricante inova por meio de três frentes: hardware, software e cloud. “É a combinação desses três elementos que nos permite prover uma experiência única ao cliente”, garantiu.

Uma das novidades apresentadas no evento inclui a estratégia multicloud. Somente nos Estados Unidos, assinalou Dietzen, 40% das empresas vão enviar mais cargas de trabalho para a nuvem. Mas como lidar com a quantidade e a diversidade de nuvens? A resposta da Pure Storage veio por meio do suporte para VMware VVOLs, Microsoft ODX, Docker Persistent Containers, e integração nativa de proteção de dados com provedores de nuvem pública e soluções FlashStack pré-validadas para acelerar o tempo de ida para a nuvem.

Outro lançamento citado pelo executivo foi o self-driving storage, que é basicamente um storage autônomo, agregando inteligência e aprendizado de máquina para a tecnologia funcionar por si só.

“Estamos transformando a indústria. Esse é um dos maiores movimentos de inovação da nossa história”, assegurou Dietzen, acrescentando que todos os atuais clientes terão acesso às novidades de forma gratuita, bastante apenas atualizar seus sistemas.

Mais velocidade
Robert Lee, arquiteto-chefe para FlashBlade da Pure Storage, contou outra novidade: o FlashBlade permitirá, a partir do segundo semestre, cinco vezes mais capacidade e desempenho quando comparado com a geração anterior. “Eles poderão, ainda, gerenciar até 75 lâminas em um único sistema”, comemorou, ressaltando o fato de a máquina ter mais capacidade em um espaço menor.

Adeus, legado
David Hatfield, presidente da Pure Storage, afirmou que todas as 25 novidades chegaram para quebrar paradigmas em um mercado acostumado a conviver com sistemas legados. “Queremos ajudar as empresas a se livrarem das bolas de ferro nos pés. Estamos desafiando tecnologias e experiências legadas, que estão há 20 anos no mercado e vocês pensam que é novo”, disse, em referência à concorrência.

É possível inovar, assegurou ele. Para provar sua fala ele pediu que os convidados olhassem em volta. Todo o evento foi construído em um galpão construído em 1883 e há anos inutilizado, que nos próximos meses será demolido e dará lugar a um moderno centro para pesquisa de genoma. “Velocidade e agilidade demandam novas soluções. Exigem inovação. Bem-vindo ao novo possível”, finalizou.

*A jornalista viajou a San Francisco (EUA) a convite da Pure Storage

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.