Pure Storage aposta em eficiência energética para crescer

Empresa de soluções de armazenamento flash viu interesse de clientes por plataformas sustentáveis e eficientes crescer nos últimos meses

Author Photo
10:00 am - 08 de junho de 2022
Charles Giancarlo, CEO da Pure Storage. Foto: Reprodução

Na disputa pelo mercado de armazenamento de dados, a Pure Storage segue nadando contra a corrente. “Há anos que nossos principais competidores têm promovido armazenamento como uma commodity e se orgulhado disso. Nossa visão é diferente: se os dados são o novo petróleo, então o gerenciamento e armazenamento de dados são alta tecnologia”, disse Charles Giancarlo, CEO da companhia, durante a abertura do Accelerate 2022, principal evento anual da companhia que começa nesta quarta-feira (09) em Los Angeles*, na Califórnia.

A estratégia tem dado resultado. Nos mais recentes números divulgados pela empresa, relativos ao primeiro trimestre fiscal de 2023, a Pure registrou receitas de US$ 620,4 milhões, um aumento de 50% em relação ao ano anterior. Boa parte desse valor vem das ofertas de serviços da companhia, que cresceram 35% ano a ano em receita, chegando aos US$ 219,2 milhões no último trimestre.

Os ganhos consolidam o que o CEO da companhia chama de “a segunda fase” do crescimento da Pure Storage. Na primeira, explicou o executivo, inaugurada logo após a fundação da companhia, a empresa se aproveitou de seu pioneirismo na oferta de armazenamento primário em flash com a solução FlashArray para crescer sem competição direta.

Na segunda fase, no entanto, o desafio é maior. Parte dele é se distanciar da ideia de que a Pure oferece apenas soluções de nicho. Para isso, a empresa tem buscado compor um portfólio cada vez mais amplo, seja através de desenvolvimento interno ou de aquisições. “Nós não podíamos mais ter um só produto especializado”, afirmou o CEO. Mas os novos desafios possibilitam também novas avenidas de expansão de negócios para a companhia.

Uma das principais é entre hyperscalers e o segmento enterprise. Historicamente forte no setor de médio porte, a Pure Storage tem avançado com ofertas focadas nas gigantes do setor de tecnologia, na expectativa de que soluções em flash ganhem volume dentro de seus enormes data centers.

“É uma grande oportunidade para nós”, explicou Giancarlo. “Eles também constroem suas capacidades de armazenamento em disco rígido. Somos os únicos com propriedade intelectual para maximizar Quad-level cell (QLC) e flash. Conforme esses hyperscalers começam a considerar substituir seus discos rígidos por flash, achamos que alguns podem escolher fazer por conta própria, mas outros vão escolher trabalhar com terceiros.”

Um segundo habilitador de crescimento é o avanço da agenda ESG dentro da indústria, principalmente no fronte de sustentabilidade. Segundo o CEO da companhia, os últimos “seis meses” marcaram um aumento “notável” da preocupação de clientes com a eficiência e consumo de energia – em parte por conta da crise energética global que tem aumentado o custo operacional da tecnologia. “A pegada ambiental vai se tornar uma questão muito mais importante”, avaliou Giancarlo.

“Há alguns anos, nos encontrávamos com clientes – ou clientes em potencial – e falávamos que nossos sistemas exigiam muito menos resfriamento, muitos não se importavam com isso. Era uma conversa curta: eles logo mudavam de assunto para preço, desempenho ou recursos da tecnologia”, continuou. “Mas isso, de repente, se tornou algo importante”.

Nesse novo cenário de preocupação com consumo energético, o executivo avalia que a Pure está em posição de privilégio, já que ganhos de eficiência são um foco histórico de seus produtos. “Quando começamos a desenvolver flash para nossos produtos, flash era muito caro. Tivemos que fazer tudo o que era possível para torná-lo competitivo frente ao disco magnético”, disse o líder da Pure Storage.

Expansão de portfólio

Também durante o Accelerate 2022, a Pure revelou alguns dos novos protagonistas da expansão de seus negócios e portfólio. Entre eles está o ‘Evergreen//Flex’, solução que promete combinar os benefícios de um modelo operacional de nuvem com propriedade de hardware tradicional. Segundo a companhia, o Flex é uma nova arquitetura Evergreen em nível de frota, que deve oferecer aos usuários flexibilidade e adaptabilidade para mover capacidade ociosa para onde os dados e os aplicativos mais precisam.

Em paralelo, a Pure também trará outras mudanças ao seu portfólio de Storage-as-a-Service (STaaS). O Evergreen Gold passa a ser chamado de ‘Evergreen//Forever‘, oferecendo à organizações um modelo de propriedade de dispositivo com assinatura de software e hardware atualizável, e o Pure as-a-Service passa a ser ‘Evergreen//One‘, que traz um modelo de serviço baseado em consumo para armazenamento, com flexibilidade, transparência e simplicidade.

A empresa anunciou também a ‘AIRI//S’, nova geração de infraestrutura focada em inteligência artificial que é desenvolvida em parceria entre a Pure Storage e a Nvidia. A infraestrutura AIRI//S promete ser uma alternativa para enterprises de acelerar iniciativas de IA de forma simples, sob-demanda e em qualquer escala.

“As abordagens tradicionais para a infraestrutura de IA geralmente resultam em silos de servidores e armazenamento que gastam demais em capacidade ou privam as cargas de trabalho de IA. Com foco na simplicidade e escalabilidade, o AIRI//S permite que as empresas globais alcancem um melhor tempo para obter insights e aproveitem ao máximo seus dados com IA”, disse Amy Fowler, vice-presidente de estratégias e soluções FlashBlade da Pure Storage.

No centro da AIRI//S está o ‘FlashBlade//S’, nova geração da linha FlashBlade. Um dos focos centrais da plataforma é a sustentabilidade: de acordo com a Pure Storage, o FlashBlade//S promete uma redução de 48% no consumo de energia e 28% menos resfriamento quando comparado a armazenamento conectado à rede (NAS) legado.

* o repórter viajou a Los Angeles à convite da Pure Storage

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.