Provedores da área de saúde enfrentam desafios para manter segurança dos dispositivos médicos e gerenciar dados

Pesquisa aponta que menos da metade dos prestadores tem orçamento para proteger o ambiente de forma apropriada

Author Photo
1:55 pm - 02 de julho de 2018

Uma nova pesquisa da Unisys Corporation revela que menos de metade dos prestadores da área de saúde tem orçamento aprovado para garantir a segurança dos dispositivos médicos, apesar da grande maioria considerar isso uma prioridade estratégica. Além disso, a maioria dos provedores não está acessando ou utilizando dados em tempo real para conquistar vantagem competitiva. A HIMSS conduziu a pesquisa on-line com 101 profissionais de saúde nos Estados Unidos e na região Ásia-Pacífico, em nome da Unisys.

Ataques recentes, entre eles os do vírus WannaCry, colocaram em destaque as vulnerabilidades de segurança associadas a dispositivos médicos, fato que não passou despercebido entre esses provedores: 85% dos entrevistados apontaram a segurança dos equipamentos médicos como prioridade estratégica, e 58% se referiram a ela como alta prioridade.

No entanto, apenas 37% dos entrevistados disseram ter um orçamento aprovado para estratégias de cibersegurança. Essa diferença foi ainda maior entre provedores de saúde de pequeno e médio porte, com apenas 29% desse grupo afirmando contar com um orçamento destinado a segurança de dispositivos médicos.

“É extremamente preocupante que maioria dos provedores de saúde concorde que segurança é prioridade, mas apenas uma pequena parcela disponha de orçamento para ela”, comenta Bill Parkinson, diretor sênior global da área de Ciências da Vida e Saúde da Unisys.

“Embora a maioria das organizações nesses setores compreenda a necessidade de reforçar a segurança dos dispositivos, muitas enfrentam desafios com dispositivos legados que não foram projetados para serem acessados pela internet e com ataques sofisticados do tipo ransomware, como o WannaCry, que podem colocar os provedores e os pacientes em risco”, completa.

Quanto às ferramentas de segurança, 85% dos entrevistados disseram que estão usando firewalls e sistemas de controle de acesso às redes, enquanto mais da metade (52%) declarou o uso de redes segregadas para dispositivos médicos.

“Para garantir a segurança adequada, todos os dispositivos devem contar com sistemas de proteção igualmente fortes – apenas firewalls já não são suficientes hoje em dia. Nesse sentido, a microssegmentação, ou a capacidade de segmentar e restringir acesso a dados e dispositivos em rede a grupos de usuários e equipamentos pré-autorizados, pode ser um recurso fundamental para hospitais e prestadores de assistência médica”, disse Parkinson.

O estudo também explorou como as organizações capturam e gerenciam os dados coletados por dispositivos médicos. Enquanto seis entre 10 provedores disseram estar preparados para realizar auditorias dos dispositivos a qualquer momento, apenas 30% afirmaram estar capturando dados de dispositivos em tempo real. Além disso, apenas 34% dos prestadores de serviços de saúde utilizavam dados analíticos para embasar futuras compras de equipamentos médico.

“Não podemos subestimar a importância do acesso aos dados em tempo real. Os dados analíticos não só podem ajudar as organizações das áreas de Ciências da Vida e Saúde a reduzir o tempo ocioso dos equipamentos, garantindo a disponibilidade operacional deles, como também podem melhorar significativamente os processos de auditoria e guiar melhor as futuras decisões de compra”, acrescenta Parkinson.

A Unisys explora sua experiência de domínio em setores de atividade como Ciências da Vida e Saúde. Recentemente, a companhia anunciou que seu premiado pacote de software de segurança Unisys Stealth® recebeu atualizações para estender a proteção a dispositivos da internet das coisas (IoT) e outros equipamentos conectados, incluindo aparelhos médicos, como monitores e bombas. A Unisys atende a mais de 1 milhão de incidentes solicitações de serviços por ano por meio de suas soluções globais de service desk.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.