Proteger canais digitais da empresa evita uso indevido da marca

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1:20 pm - 08 de agosto de 2016
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Canais digitais trazem benefícios para a comunicação entre empresas e consumidores, mas têm sido empregados por criminosos que usam a marca para enganar usuários e cometer fraudes. Segundo a Easy Solutions, 83% das organizações vítimas de incidentes de fraude passaram por problemas que vão desde sérias questões jurídicas a perda de clientes, prejuízos à reputação e queda de produtividade.

O uso indevido de marca também pode ter impactos financeiros diretos. Somente incidentes de comprometimento de contas corporativas de e-mail causaram prejuízos de cerca de 3,1 milhões de dólares nos EUA, de acordo com dados do FBI. 

“É preciso adotar um método proativo para evitar o uso indevido da marca na internet e em plataformas móveis”, aponta o diretor de vendas para América Latina da Easy Solutions, David López.

O que as empresas podem fazer para proteger suas marcas? Para começar, devem implementar uma estratégia que se antecipe a essas situações, para minimizar os riscos de uso indevido. Os especialistas da Easy Solutions dão cinco conselhos para ajudar a proteger a marca na internet.

1. Monitoramento de domínios

A identificação de domínios similares é um passo importante para assegurar que a sua marca não seja objeto de abusos. As empresas devem estar atentas para os domínios que tentam falsificar os seus, seja utilizando o nome exato da organização,  seja usando variações sutis. Apesar de importante, o acompanhamento da criação de domínios similares ganha apenas metade da batalha. As empresas devem dispor de ferramentas para analisar e monitorar automaticamente os domínios similares, identificando alterações em sua estrutura, conteúdo HTML e demais elementos. Uma vez confirmado o uso indevido da marca, as empresas precisam de soluções que permitam agir rapidamente para remover as falsificações antes que possam causar prejuízos financeiros e à reputação.

2. Vigilância em redes sociais

Cresce a cada dia a utilização de diferentes plataformas sociais pelas empresas para fortalecer sua presença na Internet e oferecer produtos. Da mesma maneira, os criminosos conquistam território virtual, usando os perfis destas organizações nas redes sociais para coletar informações sensíveis dos clientes e enganar os usuários. Por essa razão, as organizações devem implementar um sistema completo que detecte incidentes de uso indevido de marca no universo das redes sociais. Um varejista latinoamericano teve o seu perfil no Facebook falsificado. O perfil falso convidava o usuário a clicar em um link para obter um desconto. Quando as vítimas clicavam no endereço, eram direcionadas para um site de phishing. Adotando medidas adequadas, as empresas podem determinar a existência de casos de uso indevido de marca e tomar as medidas necessárias para deter esses incidentes.

3. Proteção do canal de e-mails

O e-mail ainda é um importante meio de comunicação corporativa, mas a confiança neste canal tem sido enfraquecida pela propagação de phishing e spam. 73% das invasões de dados começam com e-mails fraudulentos. Para garantir que os e-mails recebidos pelos funcionários e clientes são legítimos, deve ser implementado um sistema capaz de interceptar e bloquear mensagens maliciosas enviadas por domínios falsos. Ter visibilidade completa sobre o canal de e-mail é fundamental para conter o uso indevido de marca, especialmente para as empresas que terceirizam o envio dessas mensagens.

4. Muita atenção com o uso indevido de marca em dispositivos móveis

Os clientes de hoje querem ter a opção de interagir com as empresas a partir de seus dispositivos móveis. Neste sentido, é fundamental oferecer produtos e serviços para o canal móvel, mas é ainda mais importante evitar o uso indevido de marca por meio de aplicativos falsos (geralmente disponíveis em lojas não oficiais de aplicativos). As lojas Google Play Store e Apple App Store cumprem os mais rígidos protocolos de segurança, mas as lojas não oficiais não operam sob os mesmos padrões, facilitando a vida dos criminosos.

Mais de 1,8 milhão de aplicativos falsos para Android são baixados por ano. Muitas organizações nem se dão conta de que existem aplicativos falsos usando seu nome e imagem. Por esta razão, a detecção de aplicativos falsos é de vital importância. As organizações devem contar com ferramentas eficazes para identificar, analisar e eliminar os aplicativos não autorizados.

5. Medidas preventivas para evitar o abuso de marca

Implemente na sua empresa ferramentas especialmente desenvolvidas para prevenir proativamente o uso indevido de marca.

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