Projetos de PD&I em transformação digital saltam 86% nos últimos 5 anos

Mapeamento EMBRAPII revela que empresas de informática e de eletrônica e óptica são as principais demandantes de projetos de PD&I sobre a temática

Author Photo
4:08 pm - 20 de agosto de 2021
transformação digital

A demanda por projetos industriais de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em transformação digital saltou 86% nos últimos cinco anos. Os dados são do mapeamento conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e Rede MCTI/EMBRAPII de inovação em transformação digital, que busca ser uma ferramenta de planejamento para traçar estratégias de apoio à inovação em transformação digital na indústria.

As empresas da área de informática e de eletrônica e óptica são as principais demandantes de projetos de PD&I sobre a temática transformação digital, com 81%. Logo atrás, figuram a indústria de veículos automotores (67%), saúde e a indústria de máquinas e equipamentos empatam em terceiro lugar (57%).

Dentre os desafios apontados pelo levantamento está a necessidade de aumentar a participação de pequenas empresas em projetos nessa área, uma vez que as grandes são as maiores requerentes.  Por outro lado, enquanto pequenas e microempresas e startups são o público de 52% das unidades da rede e 71% das unidades da rede consideram relevante a participação de startups em processos de transformação digital na indústria.

Leia mais: Futuro da transformação digital envolve dados, pessoas e arriscar

“Pequenas empresas e startups são importantes atores no avanço tecnológico. Por isso, estamos desenvolvendo ações de apoio a projetos desse segmento da economia”, pontuou o diretor de planejamento e relações institucionais da EMBRAPII, Igor Nazareth.

Realizada entre os dias 23 e 30 de abril, a pesquisa ouviu os 21 centros de pesquisas de 13 Estados, que compõem a Rede EMBRAPII/MCTI de inovação em transformação Digital.

Ecossistema EMBRAPII

O ecossistema da rede possui 2.800 pesquisadores que trabalham com desenvolvimento de PD&I. Mais de 90% das unidades EMBRAPII da rede atuam com controle e automação, sistemas web, big data analytics, processamento de imagens, visão computacional e aplicativos móveis.

A rede já apoiou mais de 436 empresas com o desenvolvimento de projetos que totalizam 488 novas soluções com uso de tecnologias digitais em áreas como saúde, agro, automotiva, entre outros. No total, os projetos somam R$ 532 milhões em investimento e renderam 268 pedidos de propriedade intelectual.

A proposta da rede é de intensificar projetos de PD&I de maior complexidade tecnológica e incentivar o uso e o desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas ao processo produtivo da industrial nacional, tais como de internet das coisas (IoT), manufatura 4.0, conectividade, entre outros. Em cinco anos, serão mais de R$ 80 milhões disponíveis para projetos da indústria brasileira.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.