Projetos de Big Data já estão em 41% das companhias, aponta estudo

Author Photo
5:40 pm - 03 de junho de 2014
Projetos de Big Data já estão em 41% das companhias
Apesar da desconfiança do mercado a respeito de Big Data – o Gartner já chegou, inclusive, a declarar a morte do termo –, aparentemente a tendência chega a quase metade das companhias com quadro de funcionários de 2 mil a 5 mil pessoas. Um levantamento feito pela Competitive Edge Research a pedido da Dell identificou que 41% delas têm um ou mais projetos de Big Data implementados e 55% planejam adotar esse tipo de projeto em um futuro próximo.

Foram ouvidos 300 CIOs em todo o mundo. Deles, 80% citaram que precisam melhorar a análise da crescente quantidade de dados que circulam na organização. Quanto aos três principais objetivos dessa otimização estão: aprimorar a qualidade dos produtos, endereçar oportunidades de negócio e acelerar a tomada de decisões. Na sequência aparecem como focos das organizações conseguir um melhor entendimento da necessidade dos clientes, ter habilidade para responder rapidamente aos desafios competitivos, e aumentar a eficiência das ações de marketing.

Resultados

Entre os que já têm projeto de Big Data rodando, 89% notam melhoria significativa na tomada de decisões. 50% disseram satisfeitas com a qualidade e a velocidade na tomada de decisões, contra só 23% das que ainda não implementaram Big Data. 

Da mesma maneira, entre as que já usam essa tecnologia, 49% estão satisfeitas com a capacidade de melhorar a qualidade do produto e 47% com a habilidade para identificar e tirar vantagem de oportunidades de negócios contra, respectivamente, 32% e 24% das que não têm a solução.

Fatores determinantes

A colaboração entre as áreas de TI e negócios é o pré-requisito mais citado pelos entrevistados para o sucesso dos projetos (41%).  Além disso, outro fator citado foi a “forte conexão entre a análise de dados e o gerenciamento da performance das organizações” (37%), seguido da importância de conhecimentos específicos (33%) e documentação completa e precisa dos requerimentos de negócio (32%).

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.