Projeto permite que profissionais de TI atuem como MEIs

Projeto de lei estende Simples Nacional a prestadores de serviços do setor

Author Photo
8:48 am - 22 de janeiro de 2019

Um projeto de lei complementar do Senado (PLS 220/2018) permite estender o Simples Nacional a profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Com isso, esses profissionais que prestam serviços no setor poderão atuar como Microempreendedores Individuais (MEIs), possibilitando recolher impostos e contribuições abrangidos pelo Simples Nacional em valores fixos mensais.

A matéria foi apresentada em 2017 por meio do Portal e-Cidadania. A ideia é do cidadão Marcelo Barros, de São Paulo, que argumentou que programadores, web designers, desenvolvedores de sistemas e outros profissionais de TI atuam informalmente como freelancers, sem proteção trabalhista.

A ideia legislativa recebeu 21 mil apoiamentos pela internet e foi transformada em uma sugestão legislativa (SUG 29/2017). Aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o texto passou a tramitar como PLS 220/2018 e aguarda a designação de um relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Barros comentou que desenvolvedores podem trabalhar individualmente sem vínculo empregatício direto com o contratante, mas muitas vezes não dispõem de recursos para abrir empresa nas categorias convencionais.

De acordo com o texto aprovado pela CDH, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) deve determinar as atividades autorizadas a optar pelo sistema de tributação para “evitar a fragilização das relações de trabalho”. O PLS 220/2018 detalha quais atividades poderiam ser exercidas por MEIs. Entre elas, elaboração de programas de computadores, inclusive jogos eletrônicos; licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação; planejamento, confecção, manutenção e atualização de páginas eletrônicas; suporte, análises técnicas e tecnológicas e design.

*Com informações da Agência Senado

Tags:
MEI

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.