Projeto contribui para reabilitação dos membros inferiores e melhoria da autoestima

“EMA Trike”, liderado por Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília e membro da IEEE, também melhora autoestima

Author Photo
1:55 pm - 03 de outubro de 2018

Com expertise em Robótica e Controle de Automação, Antonio Lanari Bo, Membro do IEEE, organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, e Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, desenvolveu projeto do triciclo chamado “EMA Trike” (Empowering Mobility and Autonomy – “empoderando mobilidade e autonomia”, em português), por seu conhecimento como competidor de triatlo de longa distância e no desenvolvimento de sistemas de eletroestimulação.

O Trike é capaz de contribuir para a reabilitação de paraplégicos, pois possui tecnologia baseada em Estimulação Elétrica Funcional (EEF), em parceria com o Laboratório de Automação e Robótica (LARA) e do Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação (NTAAI).

O triciclo já foi utilizado para competir pelo Brasil na Cybathlon – também chamada de Olimpíada Biônica. Por seu projeto ligado a reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida, foi convidado a conduzir a tocha paralímpica no Distrito Federal, em 2016.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.