Progressive Web Apps (PWA) são a nova tendência?
Se alguma vez você conseguiu acessar uma página web em seu celular sem conexão, isso só foi possível pela PWA

Você já ouviu falar de Progressive Web Apps (PWA)? Talvez não conheça pelo nome, mas certamente essa metodologia já te salvou como usuário.
Isso mesmo, como usuário! É simples: se alguma vez você conseguiu acessar uma página web em seu celular sem conexão, isso só foi possível pela PWA. É ela que te livra do “jogo do dinossaurinho” e permite acesso a determinados sites mesmo em modo avião. Vamos entender mais sobre Progressive Web Apps?
O que são Progressive Web Apps e como funcionam?
PWA não é uma tecnologia, não é um framework. São conceitos que você pode ir agregando, independente do framework utilizado. É o que explica Eduardo Spaki, arquiteto de software há 15 anos.
Os Progressive Web Apps permitem conectividade pois usam dados em cache. Assim, existe a opção do cache e dos tradicionais dados de rede: o que chegar primeiro, vence. Mas quem sai ganhando é você, que precisa acessar algo com urgência enquanto é refém do lie-fi.
lie-fiLie-Fi: aquele sinal fraco que te passa a ilusão de estar conectado, porém não conecta absolutamente nada.
Além disso, a PWA permite uma experiência parecida com a de aplicativos ao acessar páginas web. Basta abrir o navegador e marcar a opção de “Instalar site como aplicativo”. Assim, o site ganhará um ícone na tela e terá os dados em cache prontos para o acesso.
“Entendi, é bacana para o usuário. Mas e para quem desenvolve?”
O desenvolvimento mobile e a experiência do usuário andam juntos. Colados. Pense o seguinte: Você desenvolve um aplicativo incrível de pagamento de estacionamento, mas ao avaliar os resultados percebe um engajamento péssimo. Por que?
Dentre várias possíveis razões, uma delas pode ser porque o usuário não tem conexão suficiente na hora de baixar e/ou utilizar o app. Assim, perde-se a conveniência e o usuário acaba optando por ir pagar a conta ao invés de perder tempo tentando baixar um app de 80 MB com o wi-fi fraco do shopping. Usar a metodologia PWA ajuda a garantir o sucesso do seu app.
Eduardo Spaki, convidado da DB1 para palestra durante a Semana do Programador, dá dicas neste vídeo sobre vários assuntos:
· Mais exemplos da utilidade da PWA
· Cases de sucesso
· O histórico do desenvolvimento web
· A resposta definitiva: PWA é tendência?
Será que a moda do Progressive Web Apps pega? A única certeza é que as fronteiras entre browser e app estão cada vez menores. Para o bem de todos os envolvidos: usuários e desenvolvedores.
*David Santos é Diretor Executivo e CEO da IT Services