Programa seleciona 40 startups para internacionalização em Portugal

StartOut Brasil escolherá 15 finalistas para participar do Web Summit em Lisboa. As inscrições estão abertas até 21 de junho

Author Photo
9:20 am - 02 de junho de 2021
StartOut Brasil

O StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups do governo federal, abriu inscrições para o Ciclo Lisboa 2021. Ao todo, serão selecionadas até 40 startups brasileiras para participar da primeira etapa do ciclo que será realizada virtualmente em julho.

As startups interessadas podem se inscrever até 21 de junho. Esta é a segunda vez que o programa desembarca no país. Há 3 anos 15 startups brasileiras foram a Lisboa para viabilizar parcerias e o início da operação no mercado português.

“Lisboa reúne fatores positivos relacionados ao mercado, como custo de instalação no país e acesso a capital, e também pontos favoráveis relacionados à cultura de negócios e softlanding”, comentou, em nota, Igor Nazareth, subsecretário de inovação e transformação digital da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.

Leia mais: Levantamento: Brasil tem 66 govtechs, startups especialistas em governo

O Ciclo Lisboa 2021 é dividido em três etapas: missão virtual, missão de imersão e missão follow-up. A primeira missão inclui mentorias coletivas e individuais, treinamento de pitch, webinars, apoio de consultorias para fomentar oportunidades de negócios em Portugal e apresentação online das startups para um grupo de investidores e aceleradoras de Lisboa.

Após essa etapa, apenas quinze startups seguirão no processo. As selecionadas poderão ter chance de participar de uma missão presencial em Lisboa e no Web Summit, conferência de tecnologia que será realizada em novembro em Portugal.

Na reta final, somente cinco startups participarão da missão follow-up, que oferece apoio do para que essas retornem ao mercado português para aprofundar contatos e oportunidades de negócios.

Inscrições

Para se inscrever no StartOut Brasil, as startups precisam estar em estágios mais maduros e terem planos de expansão e internacionalização. Também podem participar empresas inovadoras de base tecnológica que já tenham produto ou serviço para comercialização finalizado, produto mínimo viável (MPV) ou protótipo, e que já estejam faturando, preferencialmente acima dos R$ 500 mil, ou que tenham recebido algum tipo de investimento.

Os inscritos serão analisados segundo grau de inovação, mapeamento do mercado de destino, maturidade para inserção internacional e equipe.

Link para inscrições no site.

Período: 21/05 a 21/06

Divulgação das selecionadas para a missão virtual: 12/07

Datas das etapas: missão virtual (13/07 a 15/09); missão de imersão (06/10 a 10/11); missão follow-up (11/11a 10/04)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.