Levantamento: Brasil tem 66 govtechs, startups especialistas em governo

Startup Scanner identificou govtechs cujas soluções são pensadas para a gestão pública. Maioria (16,6%) é especialista em cidades inteligentes

Author Photo
3:13 pm - 28 de maio de 2021
homens debatendo governo govtech

O Brasil conta com, nesse momento, 66 startups com serviços e soluções voltadas para governos. São as chamadas govtechs, cujo propósito é gerar inovação na gestão pública. O número faz parte de um levantamento – o Startup Scanner – da Liga Ventures com apoio da PwC e parceria da Meryt.

As empresas foram divididas em 14 categorias de aplicação e estão espalhadas em 29 cidades do país. Entre os segmentos com mais soluções estão Smart Cities (16,67%), Licitação e Contratos (10,61%), Transformação Digital (10,61%), Mobilidade Urbana (9,09%) e Saúde Pública (9,09%).

Somente no último mês, 16 novas startups foram fundadas, de acordo com a Startup Scanner.

Leia mais: Desafio da Hotmart vai distribuir R$ 2 milhões para startups

“Existem dezenas de startups que podem ser apresentadas como govtechs, mas para esse estudo em específico buscamos soluções com propostas que gerem valor para o governo, e com negócios escaláveis”, explica em comunicado Raphael Augusto, diretor de inteligência e estudos de mercado da Liga Ventures. “O intuito é fazer com que essas soluções tenham mais visibilidade, para que de fato cumpram seu papel, auxiliando na gestão mais eficiente dos órgãos governamentais.”

Metodologia

O mapeamento tem como base o banco de dados da Liga Ventures, com mais de 25 mil startups e diversas fontes, incluindo inscrições para programas de aceleração, estudos, eventos, recomendações de parceiros externos, notícias em portais de negócios, bases abertas, indicações diretas e busca ativa

Os mapas do Startup Scanner – incluindo o de govtechs – são dinâmicos e sofrem mudanças periódicas para contemplar as movimentações frequentes do mercado. Ele está disponível gratuitamente nesse link.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.