Treinamento gratuito para pequenos empreendedores acontecerá via WhatsApp

Programa JA_É: Jornada de Apoio a Empreendedores vai ajudar empresários de pequeno porte a se adaptarem à era digital

Author Photo
2:30 pm - 05 de outubro de 2020
treinamento empreendedores Alushta, Russia - October 9, 2018: Man holding iPhone X with social networking service WhatsApp on the screen. iPhone 10 was created and developed by the Apple inc.

A pandemia acelerou a necessidade dos empreendedores se adaptarem à era digital, repensando os processos internos e os canais de venda para o online. Para apoiar micro e pequenos negócios no processo de letramento digital, Artemisia e Accenture criaram o programa JA_É: Jornada de Apoio a Empreendedores(as).

A iniciativa online, conduzida por WhatsApp no período de seis semanas, deve movimentar cerca de 400 empreendedores brasileiros de pequeno porte. A ação irá disponibilizar conteúdos voltados a auxiliar os negócios no processo interno de gestão e vendas em canais digitais.

Leia também: quatro dicas para gerenciar uma equipe híbrida

As inscrições estão abertas até 6 de outubro e podem ser feitas pelo site do programa. Aulas exclusivas com nomes que são referência do ecossistema empreendedor – como Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta e PretaHub – são parte da programação.

Com parceria estratégica da PretaHub e Fundação Arymax; e apoio da Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP), Gerando Falcões e Migraflix, a iniciativa tem o objetivo de dar suporte a dois grupos: empreendedores que atuem em áreas de baixa mobilidade social (periferias e comunidades de baixa renda) e afroempreendedores – ambos com grande potencial de consolidar os negócios no ambiente digital –, para que possam potencializar a digitalização dos próprios canais de venda e modernizar os processos de gestão e produção.

A proposta se baseia na premissa de que, muitas vezes, uma simples reorganização tem potencial para aumentar a produtividade e a eficiência de micro e pequenas empresas; ao incorporar tais inovações, há incremento nas vendas, redução de custo e aumento na renda do empreendedor.

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, investir em empresas com esse perfil é apoiar uma engrenagem muito transformadora. “Quanto mais produtiva uma empresa é, mais valor ela gera para a própria comunidade do entorno, movimentando a economia local, gerando renda e emprego”, afirma a executiva.

“Usamos nossos conhecimentos em inovação para ajudar a enfrentar os desafios sociais em um contexto de transformação digital. Assumimos o compromisso de somar nossas expertises para alcançar impactos ainda maiores”, comenta Matthew Govier, diretor da Accenture e líder de Cidadania Corporativa para América Latina.

Para participar, os empreendedores devem ter negócios ativos; com produtos e serviços que já estejam vendendo ou tenham potencial de iniciar as vendas pela internet. Um ponto importante é que os participantes não precisam estar formalizados, ou seja, os informais também estão qualificados a participar do processo de seleção. Os 20 empreendedores que mais se destacarem ao longo do processo irão receber, cada um, R$ 1.500,00 para usarem em ações que apoiem melhorias, como otimização de processos internos ou digitalização das vendas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.