Programa Internet para Todos vai instalar 80 mil antenas em 2018

Promessa é do ministro Gilberto Kassab e deve atingir 200 instalações por dia

Author Photo
11:40 am - 09 de abril de 2018
Internet Para Todos - 80 mil antenas Internet Para Todos - 80 mil antenas

O programa Internet para Todos, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), vai instalar até 80 mil antenas para distribuição do sinal de internet em cidades do Brasil. A proposta é levar acesso à banda larga a localidades sem conectividade de todo o país. Os municípios que aderiram ao programa é que vão indicar as locais em que serão instaladas as antenas.

A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, do governo brasileiro, que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de até 18 anos.

“Um país não será inclusivo se não oferecer oportunidade de acesso à internet para todos”, disse Gilberto Kassab, ministro do MCTIC, na última sexta-feira (6/4), durante o 62º Congresso Estadual de Municípios, em Santos (SP). O evento celebra os 70 anos da Associação Paulista de Municípios (APM) com o tema “País moderno; cidades inteligentes”.

Internet para Todos começa em Roraima

Segundo Kassab, as primeiras antenas do Internet para Todos já foram instaladas em Pacaraima (RR) para levar banda larga para 28 escolas da cidade. A instalação das antenas em larga escala – cerca de 200 por dia – começa em junho. “Só neste ano serão 80 mil, beneficia aproximadamente mil famílias que não têm conectividade”, explicou.

Ainda de acordo com o ministro, o programa que deve ficar nas mãos dos prefeitos e deve envolver todas as cidades brasileiras, “qualquer que seja o partido do prefeito”. O ministro também garantiu que o programa veio para ficar e tem custo zero para os municípios.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.