Notícias

Programa de aceleração de startups para mulheres chega ao Brasil

Visando impulsionar a participação feminina na área de Tecnologia da Informação no Brasil, o SiliconVal.ly Institute anuncia que traz seu programa de aceleração de startups na área de tecnologia para o Brasil.

O projeto é o primeiro da instituição para empresárias brasileiras. A ideia é elevar o padrão de suas startups para o mercado internacional, usando as bases de São Francisco, Estados Unidos, como mote.

O programa, chamado de Brazilian Women in Tech (BRAwit), tem inscrições abertas até 30 de novembro. São buscadas startups que atuem com blockchain, IoT, robótica, Inteligência Artificial, sistemas autônomos, visão computacional e computador quântico.

No processo seletivo, que durará três meses, três etapas serão definidas: triagem, entrevista e pitch. Serão escolhidas as 15 melhores rankeadas, que serão levadas para, durante o programa, reconstruir sua startup em escala global.

O instituto montou um programa que une mentoria e networking com reuniões semanais, on-line e off-line, trazendo workshops e meetings com empreendedores, executivos, investidores e influenciadores vinculados a unicórnios, Venture Capital e multinacionais do Vale do Silício.

Mudança de cenário

Segundo o IBGE, dos mais de 580 mil profissionais que atuam na área, apenas 20% são mulheres. “O Brasil é um país de potencial inexplorado. A força e determinação de suas mulheres são admiráveis e fundamentais para o progresso da nação”, diz Tommaso Di Bartolo, fundador e presidente do SiliconVal.ly Institute.

Ele explica que a missão é capacitar as mulheres brasileiras “compartilhando estratégias, frameworks, ferramentas, tecnologias e tudo que há de mais inovador no Vale do Silício.

A instituição já acelerou mais de 800 startups no mundo todo e, juntas, levantaram cerca de US$ 100 milhões em investimentos.

Di Bartolo diz os encontros têm a ideia de tirar as empreendedoras de sua zona de conforto. Ele ainda explica que é importante que as startups tenham sócios técnico e comercial com características complementares.

O programa terá duas fases: uma remota, de janeiro a março de 2020, e outra que levará as cinco melhores startups para aceleração no Vale do Silício, de maio a julho do mesmo ano.

As participantes também receberão o selo “We are SiliconVal.ly”, que garante acesso vitalício a eventos exclusivos do instituto e a uma rede de networking formada por executivos, empresários, investidores e universidades focadas em startups e inovação.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

16 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

16 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

18 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

19 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

20 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

21 horas ago