Profissional digital brasileiro é homem, branco e morador do Sudeste

Pesquisa da Tera e Mindminers traça perfil dos profissionais da área. Apenas dois entre 10 são negros; mulheres são minoria em dados e desenvolvimento

Author Photo
12:13 pm - 10 de fevereiro de 2022
homem branco, programador, hipster Foto: Shutterstock

O mercado de trabalho digital é ainda pouco diverso, constatou pesquisa realizada pela edtech Tera, em parceria com a Mindminers. Segundo o estudo Digital Skills, apenas dois a cada 10 profissionais são negros e mulheres ainda são minoria nas áreas de Dados (33,1%) e Desenvolvimento de Software (30,8%).

O estudo, que ouviu mais de duas duas mil pessoas das áreas de Product Management, UX Design, Marketing Digital, Dados e Desenvolvimento de Software, constatou que o perfil do profissional digital ainda é homem, branco, residente de cidades do Sudeste e tem entre 26 e 30 anos. A pesquisa também ouviu profissionais desempregados ou que estão em transição de carreira para o mercado digital.

Apesar do Marketing Digital ser a carreira com maior diversidade racial, pessoas negras (pretas e pardas) são apenas uma em cada quatro profissionais da área. Já a profissão Product Management registra o menor índice: 16% contra 79% de pessoas brancas. Daqueles que informaram ganhar mais de R$ 10 mil por mês, apenas 13% são negros, enquanto na faixa salarial de até R$ 3,3 mil, eles representam 39%.

Leia também: Investimentos em TI na América Latina devem crescer 9,4% em 2022

Sobre diversidade de gênero, as mulheres representam 50,4% dos participantes da pesquisa, estando presentes principalmente nas carreiras de Marketing Digital, Produto e UX Design. Já em Dados e Desenvolvimento de Software, áreas conhecidas pela predominância masculina, o equilíbrio ainda é um desafio — elas correspondem a 33,1% e 30,8%, respectivamente.

Em relação ao perfil dos participantes por estado, a região Sudeste concentra a maioria dos profissionais, com São Paulo (50%), Minas Gerais (8,7%) e Rio de Janeiro (8%) na liderança. Em seguida, aparece a região Sul, com Paraná (4,7%), Rio Grande do Sul (4,1%) e Santa Catarina (3,9%). Por último, o Nordeste, com Bahia (2,4%), Pernambuco (2,5%) e Ceará (1,8%). A região Norte não conta com nenhum estado entre as 10 UFs com mais respondentes.

A pesquisa teve a maioria de respondentes entre as faixas etárias de 26 a 30 anos (29%) e de 31 a 37 anos (28%). Em seguida, aparecem os profissionais de até 25 anos (24%) e de 38 a 46 anos (16%). Menos de 5% dos participantes dizem ter mais de 47 anos.

“Quando olhamos os dados de profissionais em cargos e salários mais altos, a quantidade de pessoas pretas e pardas diminui para 13% e os cruzamentos entre raça e gênero continuam preocupantes”, comenta Leandro Herrera, CEO e fundador da Tera. “Para se tornar parte da solução, acreditamos que empresas precisam tornar a busca intencional por diversidade em um objetivo de negócio. Só assim conseguiremos garantir um mercado mais justo e tão diverso quanto o Brasil”, conclui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.