Profissionais de TI: mais da metade faz pelo menos 10 horas extras por mês, diz estudo

Pesquisa da SolarWinds aponta que 91% dos funcionários de TI trabalham além do horário – entre eles, 57% fazem essas horas extras sem remuneração. Os resultados do estudo, realizado nos EUA e no Canadá, indicam que profissionais da área tendem a ir além do escopo de suas principais responsabilidades, à medida que o panorama dos negócios demanda mais da atenção, tanto no escritório quanto fora dele.

Mais da metade dos entrevistados trabalha pelo menos dez horas extras por mês, enquanto um a cada cinco trabalha 20 horas extras ou mais. A remuneração da maior parte dos 44% que são compensados pelas horas extras se dá de forma não monetária, como em dias de folga. Foram ouvidos 161 profissionais, gerentes e diretores de TI, nos EUA e Canadá.

Joseph Kim, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da SolarWinds, comenta que, sem sobra de dúvida, os profissionais de TI atuais representam a espinha dorsal da empresa moderna. Ele explica que, para comemorar o Dia dos Profissionais de TI pelo terceiro ano consecutivo, a empresa quer chamar a atenção não apenas para o aumento da complexidade do data center e das demandas dos usuários finais, ambas gerenciadas pelos profissionais de TI, mas para fatos mais pessoais, como suas redes sociais favoritas e como se sentem com relação aos usuários finais. “Entendendo e conhecendo nossos próprios profissionais de TI, podemos ser mais gratos pelo trabalho que realizam”, afirma.

Como ocupam o tempo?

Segundo a pesquisa, os profissionais de TI passam mais de dois terços (65%) de seu tempo gerenciando efetivamente serviços de TI e relacionados à TI. No restante do tempo, educam líderes de negócios e usuários finais quanto a TI/tecnologia (18%); consertam equipamentos de escritório que NÃO estão relacionados à TI (9%); e realizam tarefas administrativas não relacionadas à TI (8%)

Do tempo que os profissionais de TI dedicam às suas principais responsabilidades (65%), quase a metade (47%) envolve solução de problemas tecnológicos de executivos seniores e diretores.

Quais áreas mais demandam a TI?

Ao identificarem os três principais usuários que exigem a maior parte do tempo da TI, 43% relacionam finanças/contabilidade/aquisições como os departamentos com o maior número de problemas tecnológicos que exigem solução por um profissional de TI, seguidos de vendas e pessoal de desenvolvimento de negócios, com 39%; Marketing e relações públicas são os que exigem menos suporte, com apenas 7%.

Mais interação com tecnologias do que com humanos

A cada semana, quase um terço dos profissionais de TI pesquisados passam mais tempo se comunicando com sistemas de monitoramento de TI do que com as pessoas mais próximas: 30% afirmam que recebem mais mensagens de texto de seus sistemas de monitoramento de TI (como alertas de sistemas) por semana do que de amigos/familiares/entes queridos.

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