Profissionais de marketing devem repensar planejamento

Os profissionais de marketing estão em alta, inovando em um ritmo acelerado para acompanhar o ecossistema de experiência do cliente – que está se transformando rapidamente. Hoje, eles usam mais dados e tecnologia, sabem mais sobre os consumidores, participam de mais canais e mais dispositivos e personalizam experiências de formas que nem existiam há alguns anos.

Mas uma coisa não mudou: planejamento de marketing, que permanece imune à evolução do engajamento do cliente. Para muitos profissionais da área, o planejamento ainda é sobre a análise de orçamentos em intervalos de canal. O alerta é de Joe Stanhope, analista de Forrester.

Porém, os processos de planejamento limitam a flexibilidade, obscurecem a visibilidade do desempenho e não se alinham aos objetivos de marketing, causando um efeito inibidor na capacidade dos profissionais de marketing de acompanhar seus clientes.

Por isso, as marcas precisam se afastar dos processos de planejamento linear que foram projetados para a era da TV e pensar em uma abordagem obcecada pelo cliente, focada na solução dos problemas dos clientes. Uma nova pesquisa feita pela Forrester revela o chamado “planejamento liderado por pessoas”. O conceito é caracterizado por três princípios fundamentais: operação contínua, medição contínua e orçamentos e táticas flexíveis.

O estudo estabelece a ideia de que o planejamento liderado por pessoas aprimora o foco no cliente das marcas, considera as dimensões de um novo processo de planejamento cíclico e oferece recomendações sobre como as marcas podem se reinventar.

Entre os benefícios estão o estabelecimento do cenário para a inovação contínua de marketing, a obsessão inabalável do cliente e a satisfação das expectativas dos clientes em qualquer lugar, a qualquer hora.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

2 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

2 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

1 dia ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

1 dia ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago